Volvo C70 D4

Às vezes damos por nós  a pensar que gostaríamos de ter vários automóveis, mas, por motivos vários, tal não é possível e deparamo-nos com entraves quando queremos juntar o melhor de um coupé, de um cabrio e de um bom motor diesel. A Volvo, desde há muito tempo, tem dado resposta a esta questão, apostando em manter o C70 , um modelo que tem sabido evoluir dentro da marca, dotando-o dos mais evoluídos argumentos para se assumir como um player de mercado.
E o C70 continua a sua evolução, mantendo sempre como bandeira a segurança da marca, o rigor de construção e o cuidado nos detalhes. Para este ensaio, a marca apresentou-nos o seu maior argumento – o D4. Um diesel de 5 cilindros, com 177Cv, associado a um conforto que muitos modelos   (mesmo não cabrios) gostariam de ostentar. Tudo isto no maior silêncio!
Aliás chega a colocar-se a questão se, pelas estradas que temos, valerá a pena termos um motor com tanta potência. Creio que não vale a pena tanta potência pois pretende-se, acima de tudo, neste modelo, desfrutar do carro e da paisagem.
Mesmo quando optamos por conduzir com a capota fechada, os ruídos aerodinâmicos não se fazem sentir, nem o “chiar” ou “contorção” do chassis em curvas ou estradas menos conseguidas. Mas é com a capota aberta que este modelo de 4 lugares deve ser vivido e tem de ser vivido.
Conduzi-lo mesmo sem a rede corta-ventos, significa desfrutar de um cabrio bem desenhado, onde o vento não se intromete no interior e onde é possível longos kms a céu aberto, em pleno conforto e deleite pela paisagem.
Em termos de motor, torna-se difícil apontar-lhe defeitos, tal a linearidade com que se apresenta e a enorme disponibilidade de potência a qualquer regime. E sempre que o calor aperta ou a chuva teima em chegar, a capota rígida resolve qualquer problema.
Num modelo tendencialmente sempre evoluído, onde a direção poderia ser um pouco menos filtrada, o C70 assume toda uma postura de conforto e segurança de nível superior, associado a um preço, para esta versão de topo (equipamento e motorização), de 57.000€ (62.000€ com caixa automática).