Vale do Loire

O Vale do Loire é conhecido como o Jardim da França e o Berço da Língua Francesa. Famoso pela qualidade do seu património arquitectónico, as suas cidades históricas e, em especial, pelos seus famosos castelos. A UNESCO acrescentou a parte central do Vale do Loire à sua lista de Património Mundial, em Dezembro de 2000. Ao percorrermos o Vale, encontramos mais de 300 castelos, as fortificações do século X, lado a lado com soberbos palácios construídos pelos Reis de França e pela nobreza, 500 anos mais tarde, com jardins magníficos, em excelente estado de conservação. A riqueza dos interiores, da arquitectura ao mobiliário, é simplesmente deslumbrante.

Talvez os dois castelos mais famosos sejam os de Chambord e Chenonceau. Um dia inteiro não chega para admirar todo o património destas verdadeiras pérolas da arquitectura. Ficamos com a sensação de que fizemos uma viagem no tempo, e que a qualquer altura vamos ver o Rei a a sua Corte aparecerem em qualquer das divisões dos palácios, ou nos jardins. De aproveitar para desfrutar da gastronomia local e dos vinhos reconhecidos a nível mundial, numa zona em que o tempo parece que anda mais devagar.

Cidades importantes da França medieval, como Blois, Gien, Tours, Chinon, Saumur e Angers entre outras, também preservam os seus castelos que estão abertos ao público. Para quem gosta de paisagens de bosques e florestas, recheados de castelos medievais ou palácios de contos de fadas com jardins deslumbrantes, recheados de história, encontra no Vale do Loire um local inesquecível, que depois de visitado desperta a vontade de lá voltar, uma vez que o património extenso é impossível de desfrutar num só período de férias.

Bruno Mendes/Cineteka.com