TAZZARI Eléctrico

Tendencialmente olhamos ainda para os eléctricos e ainda não lhes conseguimos associar um valor elevado, pois culturalmente estamos formatados para os motores de combustão. É certo que os tempos estão a mudar, novos consumidores surgem, novas preocupações com o ambiente se elevam.

Hoje cada um de nós tem atenção à reciclagem, ao uso de determinados produtos amigos do ambiente. Mudamos dia a dia, embora este processo seja gradual e lento.

E eis que surgem os eléctricos, ou uma nova forma de nos deslocarmos sem prejudicar o planeta. Focados por isso nesse objectivo algumas marcas, senão todas, já estão a desenvolver produtos nesta área.

A Tazzari lançou o ZERO nascido em Imola, totalmente feito em Itália. A marca pretende oferecer tecnologia e alguma qualidade de construção, utilizando para tal a locomoção eléctrica por baterias de lítio e também o chassis em alumínio, material  totalmente reciclável e um elemento totalmente atóxico.

Classificado como quadriciclo, não lhe permite por lei aventurar-se nas autoestradas, muito embora a sua velocidade o permita.

Esteticamente muito apelativo,  ou não fosse ele um italiano, a marca aposta no design e nas cores para fazer virar cabeças por onde passa… se o conseguissem ouvir. Para quem está no exterior é precisamente isto que se ouve: silêncio. E se todos os carros fossem assim? Que bom seria o silêncio nas cidades!!!!

No interior encontramos um carro com um desenho simplista mas apelativo. Os bancos em ecopele, os vidros e espelhos eléctricos, o ar condicionado, os vários botões sensíveis ao toque e os quatro botões que identificam e alteram os quatros perfis de condução:
Vermelho – Desportivo
Amarelo  – Standard (até aos 90km/hora)
Verde – Económico (funciona até perto dos 60 km/hora)
Azul – Chuva (para situações com pouca aderência. O travão motor faz o resto)

Mas e quais são as diferenças para uma viatura tradicional?

A ausência de ruído do motor de combustão, embora nestas primeiras unidades do TAZZARI a presença do motor eléctrico se note com alguma sonoridade no habitáculo.

A direcção é directa e por isso notam-se as irregularidades do piso.

Em tudo o resto o TAZZARI é igual aos outros e na cidade faz maravilhas. Expedito nos arranques em semáforos, despachado quanto baste em estrada, o modelo adora a cidade. E mesmo os consumos são ridiculamente baixos, com uma autonomia real próxima dos 120km, o que refira-se é mais que suficiente para o nosso dia a dia.

Com a vantagem de poder carregar nos vários postos de carregamento pelas cidades, falta agora a decisão política de beneficiar estes carros no estacionamento ao reduzir/isentar o estacionamento mas também a circulação preferencial em corredores. Não pode ser só o consumidor a modificar comportamentos, tem também de contar com o apoio dos munícipios.

Proteger o Planeta é um dever de todos.  A TAZZARI fez a sua parte! Faça cada um de nós a sua e utilize estes meios de circulação que embora estejam ainda com preço elevado (25.000€ unidade ensaiada) rapidamente terão de baixar com a massificação.
Equipamento da unidade ensaiada: tecnologia  LED, faróis anti-nevoeiro, vidros e espelhos eléctricos, comando à distância, rádio com MP3, ligação para USB e iPod, tomada de 12V para telemóveis ou Iphone,  económetro com tecnologia de LED, volante em pele de três raios, pedais e punhos de abertura de porta em alumínio, quatro travões de disco com travagem regenerativa, em jantes de liga leve de 15” , baterias de lítio.

Capacidade da mala: 180litros