Sabia que…

autores_pedrogaspar_round_100x100

GASTRONOMIA… Vou contar-lhe um segredo: Peixe, em Zoologia, é um animal vertebrado que nasce e vive na água e é um recurso importante como alimento, saudável, nutritivo e indispensável na roda dos alimentos. E não é magia, nem tão pouco alquimia, mas arte, os vários tipos de pratos que se fazem baseados nesta matéria-prima. Ingredientes simples que são confecionados na perfeição mantendo o charme tradicional, com ou sem espinhas. Uma salada de cavala com manga, alface e rúcula com molho de maçã. A zona mista onde o peixe se funde com os vegetais temperados e estes deixam entrar no paladar a textura da manga e da maçã, agridoce e aromática, de lamber os beiços. Sugiro também o menu temático de hambúrgueres e de pregos preparados a partir desta essência da natureza com sabor a mar, tão perfeita como suculenta, tão saborosa como saudável: pregos de bacalhau e hambúrgueres de salmão, pregos de atum ou de espadarte, em bolo do caco, com grelos, alho, aromas de funcho, manteiga de alho ou alfarroba, consoante a escolha. Para finalizar, uma sobremesa extravagante pela originalidade, um bolo brigadeiro no tacho…sim, leu bem, no tacho e literalmente do fogão para a mesa! No restaurante Nova Peixaria, numa época em que os hambúrgueres artesanais e o Gin são parte inerente dos nossos circuitos gastronómicos, destaco com boa nota este nosso vizinho. Faça uma alimentação sadia e equilibrada, beba com moderação e, sempre que possível…coma fora, cá dentro!
Alameda dos Oceanos, Ed Lisboa lote 2.11.01 / Telef.: 21 894 21 69 / https://pt-br.facebook.com/novapeixaria

20150213_sabia_que_260x249_1

CULTURA… Diz-se por aí que rir é o melhor remédio…E não é? Depois de uma gargalhada contagiante vem um sorriso rasgado e, nem sempre, necessariamente nesta ordem. E fica, assim, no ar a boa disposição, a lágrima do riso puro e a vontade de partilhar, mais tarde, em qualquer moldura facial.
O Rocket Bar apresenta-nos Kapa e Hotline em modo Stand-up Comedy dias 7, 14 e 21, 5as Feiras do mês de Fevereiro e de Março. Fiel ao conceito das piadas “Um homem entra num bar…” , “ Três loiras vão às compras e tiveram um furo num pneu…” ou  “ Histórias sobre tudo e sobre nada…”,  são as sátiras do dia a dia, da eterna guerra dos sexos ao eufemismo dos costumes e defeitos da sociedade em tons de risada colectiva.
Vários artistas sobem ao palco, intercalados, e remetem-nos em durante mais ou menos hora e meia, para um estado divertido e de intensidade relaxante, o sítio e o momento onde os problemas diários ficam do lado de fora da porta de entrada.
Ria, solte-se, escangalhe-se…a alegria é grátis!
Mais em http://www.rocketbar.pt/

Infantil & Juvenil… O Agrupamento 1100 do Parque das Nações do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português está de parabéns! A caminho dos 18 anos de existência, fundado a 23 de Fevereiro de 1997, tem como missão principal contribuir para a educação dos jovens em processo não-formal, ao longo de anos, utilizando um método no qual cada indivíduo é o principal responsável pelo seu próprio desenvolvimento com o objectivo de se tornar uma pessoa autónoma, solidária, responsável e comprometida. O que é o escutismo? O escutismo é um movimento mundial, que conta com mais de 25 milhões de pessoas, desde 1907, espalhadas por 216 países e tem como propósito criar cidadãos saudáveis, felizes e úteis, baseado num sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas (“Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todo o possível por: Cumprir os meus deveres para com Deus, Igreja e Pátria, auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias e obedecer à Lei do Escuta”) e em princípios espirituais e sociais.
E nada mais rico e puro em imaginação do que serem as nossas crianças, através deste companheirismo, a partilharem, de forma pedagógica, actividades colectivas com um cheirinho de lúdicas. Venha conhecê-los! Mais em:

PARQUE… Pois é, a vida tem destas coisas engraçadas. Ao abrir o baú do tempo descobrimos, entre memórias e lembranças, alegrias e velharias, um mar nostálgico de vivências! Sabia que há cerca de 100 anos atrás existia, onde hoje é o nosso Parque das Nações, um clube de Futebol conhecido por “Os Lingueirões”? O nome tem tanto de enigmático como de curioso e ficou a dever-se ao facto de os jogadores do Rua Nova FC (fundado a 1 de Setembro de 1912), treinarem num campo alagado, que, em alguns dias, ficava mesmo totalmente submerso. Nessa época, o rio era riquíssimo em lingueirões e noutras espécies de bivalves, os quais vinham, sobretudo os primeiros, ao de cima, em grande quantidade, na maré baixa. Estes jovens desportistas nunca sabiam quando o “campo” estaria em condições para treinarem pois o rio Tejo, na maré alta, chegava até onde fica a linha do comboio. Anos mais tarde (em 1954), estes atletas fundaram o “Clube Desportivo do Olivais e Moscavide” e deixaram para trás aquele “campo”, localizado junto à então doca dos Olivais, onde, nos dias de hoje, se situa o nosso icónico Oceanário. Deixo-vos aqui este arquivo histórico de desporto local para armazenar em ficheiros mentais ou digitais, e para contar aos netos em frente à lareira ou aos amigos numa mesa de café.