PE-GU – Edição n.º58

Mudança de instalações do serviço de cobrança de água do Município de Loures

Desde o dia 1 de abril, o atendimento ao público relativo ao abastecimento de água do Município de Loures é efetuado nas instalações da Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações, S.A., na seguinte morada:
Alameda dos Oceanos, Lote 2.11.01 E – 2º Esq.
1990-203 Lisboa.

Horário de atendimento:
Geral –  9:30h as 13:00h e das 14:30h às 18:00h
Contratos de Água –  9:30h as 12:30h e 14:30h às 17:30h
Contactos:
Telefone geral: 218 919 898
Telefone direto: 218 919 267 e 218 916 000 / Fax: 218 919 003
e-mail: [email protected]

Site Parque das Nações

Desde o dia 31 de Março, a informação sobre as atividades da Gestão Urbana do Parque das Nações está disponível na área “Geurbana” do Portal das Nações em: www.portaldasnacoes.pt
A Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações (PE-GU) e o Portal das Nações estabelecem, assim, uma parceria que contribuirá para a consolidação de uma verdadeira “comunidade on line” do Parque das Nações.
Além da habitual informação relativa a atividades e serviços disponíveis, procurada sobretudo pelos visitantes, o Portal das Nações passa agora a integrar também a informação relativa à gestão urbana deste território, disponibilizada pela PE-GU e destinada essencialmente aos residentes e trabalhadores que diariamente vivem este território.
Este novo canal oferece as funcionalidades anteriormente disponibilizadas pelo site www.parquedasnacoes.pt, mantendo a possibilidade de um contacto direto entre a comunidade e a PE-GU.
Subjacente a esta parceria, está o facto de haver entre estas entidades um objectivo comum: trabalhar para que o Parque das Nações continue a ser uma referência de qualidade e modernidade – em Lisboa, em Portugal e no mundo, mas também junto da comunidade de moradores e utentes que o habitam diariamente.

Mobilidade e Segurança no Parque das Nações  “Impressões de conduzir no Parque”

O artigo intitulado “Impressões de conduzir no Parque”, sobre mobilidade e segurança no Parque das Nações, assinado por José Teles Baltazar e publicado na última edição do Notícias do Parque, contém uma opinião sobre o funcionamento dos semáforos que importa esclarecer.
Assim, onde se lê: “Quantas vezes, circulando abaixo do limite de velocidade e não havendo ninguém para atravessar, já foi obrigado a parar? E devido a outros condutores que excedem os 50 km/h? … os sinais também passam a encarnado de modo automatizado e adicional.”, deve saber-se que, os semáforos equipados com radar de velocidade estão efetivamente aferidos, que só comutam para vermelho quando um veículo excede o limite legal de 50 km/h e que as infrações relativas ao excesso de velocidade podem (e devem) ser alvo de autuação pelas autoridades policiais competentes. Também os peões podem acionar manualmente o semáforo de veículos para o vermelho, quando pretendem atravessar as vias de
circulação automóvel. De resto, não existe nenhum outro modo de comandar os semáforos equipados com radar de velocidade.
O recurso a este tipo de dispositivo de controlo de velocidade visa melhorar o nível de segurança nas zonas do PN que foram identificadas como críticas, por se terem registado repetidamente situações de excesso de velocidade. A frequente atuação do radar é a principal prova da sua necessidade.

Importa ainda acrescentar que a PE-GU realiza a manutenção do sistema de “Sinalização Automática Luminosa de Trânsito (SLAT)” existente no PN através da prestação de serviços da Eyssa Tesis, empresa que também faz o mesmo tipo de manutenção nomeadamente em Lisboa. Todos os projetos SLAT implementados no PN tiveram o parecer favorável da TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas.

Passeio da Vila Expo: Ordenamento do estacionamento

A PE-GU procedeu à colocação de dissuasores de estacionamento ao longo do Passeio da Vila Expo, como forma de regular o estacionamento e garantir uma maior fluidez e segurança da circulação automóvel e pedonal. Esta medida decorreu da verificação do estacionamento desregrado que frequentemente perturbava a circulação viária e que foi objeto de diversas reclamações por parte dos moradores, quer no que respeita à circulação pedonal, quer automóvel.
Foi, assim, criada e salvaguardada uma zona pedonal junto aos edifícios, bem como bolsas de estacionamento nas zonas em que a largura da via assim o permitia, ficando disponíveis duas faixas para circulação automóvel.
O facto de na área circundante ao Passeio da Vila Expo existir um número significativo de zonas definidas para estacionamento à superfície permitiu realizar esta ação de ordenamento do estacionamento.

Recorda-se, no entanto, que a manutenção das adequadas condições de circulação pedonal e rodoviária depende, em larga medida, do cumprimento das regras definidas e da atitude de cada um de nós enquanto cidadãos.

Reposição do funcionamento da Cascata dos Jardins de Água e do Lago de Neptuno

Devido às obras de ampliação do Oceanário de Lisboa, a cascata dos Jardins de Água e o Lago de Neptuno estiveram desativados durante algum tempo por se encontrarem muito próximos do estaleiro da obra. Com a recente inauguração daquele equipamento, procedeu-se à recuperação da cascata, com a reparação do sistema hidráulico, das superfícies pintadas, dos pavimentos e da cobertura. O Lago de Neptuno foi também submetido a reparações do pavimento e dos nebulizadores que permitem o efeito de nevoeiro.
Tanto a Cascata como o Lago já se encontram em funcionamento, devolvendo ao espaço os elementos que o caracterizam, em harmonia com o novo Edifício do Mar, que passou a ser principal acesso ao Oceanário de Lisboa.

Licenciamento de Publicidade e Esplanadas no Parque das Nações

A Câmara Municipal de Lisboa e a Parque EXPO – Gestão Urbana do Parque das Nações procederam recentemente à celebração de um protocolo referente ao licenciamento de publicidade e ocupação de espaço público com esplanadas na zona do Parque das Nações.
Este instrumento tem como objetivo regularizar a instalação de esplanadas no Parque das Nações, enquadrando-as no “Regulamento de Ocupação de Espaço Público, Mobiliário Urbano e Publicidade da Zona de Intervenção” e outros regulamentos camarários aplicáveis.
Para o efeito, o Departamento de Projectos e Apoio ao Licenciamento da PE-GU, situado na Alameda dos Oceanos, Lote 2.11.01E – 2.º Esq., é responsável pela receção das pretensões apresentadas, por prestar os esclarecimentos necessários e por encaminhá-los para a Câmara Municipal de Lisboa.
A partir do dia 01 de Julho de 2011, e para total regularização desta situação, a todos os licenciamentos serão aplicadas as taxas legalmente previstas nos Regulamentos em vigor, conforme já aplicadas em toda a cidade. Até lá, todas as ocupações de espaço público por esplanadas deverão, caso ainda não o tenham feito, apresentar os respetivos pedidos de licenciamento.
Toda a informação necessária à instrução dos pedidos de licenciamento, bem como as minutas e respetivos formulários serão prestados por aquele departamento da PE-GU, na morada atrás indicada.
Mais informações relativas a este assunto poderão ser consultadas em: www.portaldasnacoes.pt/