Prémio de Crítica de Arte

A cerimónia de entrega do prémio “AICA/Parque EXPO de Crítica de Arte 2009”, promovido pela Parque EXPO e pela Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), teve lugar no dia 29 de Junho, às 17h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes.

O evento contou com as presenças do director geral das Artes, Jorge Barreto Xavier, em representação do Ministério da Cultura, do presidente da Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte, arquitecto Manuel Graça Dias, e do presidente do Conselho de Administração da Parque EXPO, Rolando Borges Martins.

Os autores do documentário Paredes Meias (2009), Sandro Araújo e Pedro Mesquita, venceram a primeira edição do Prémio AICA/Parque EXPO de Crítica de Arte 2009. O júri atribuiu também menções honrosas a Paulo Pires do Vale (crítico de Artes Visuais) e Nuno Grande (crítico de Arquitectura).

A distinção, no valor de 10 mil euros, reconhece a importância de trabalhos desenvolvidos na área da Crítica de Arte.
A parceria com a AICA – ONG fundada em 1950, com o patrocínio da UNESCO, com o objectivo de apoiar a crítica de arte – vem ao encontro da missão da Parque EXPO de promoção da qualidade da vida urbana e da competitividade do território.