MOBILIDADE SUAVE

Maria da Conceição Cordeiro Bernardino é de Alcobaça e tem 77 anos. Mudou-se para o Parque das Nações, há um ano e meio, onde, desde então, começou a andar de bicicleta. Explicou-nos como a sua vida  mudou desde que descobriu este modo de mobilidade suave. Fica a conversa com esta simpática moradora do Parque das Nações que, aos três quartos de século, começou a pedalar.

O que mudou na sua vida desde que começou a andar de bicicleta?
Mudou muita coisa! Por exemplo: estava a ficar muito barriguda (que não gosto nada) e, desde então, tenho notado uma diferença enorme! Além disso ganhei mais boa disposição ao ver o rio, os passarinhos, as crianças a brincarem… é uma maravilha. Sinto, também, muito mais mobilidade nos joelhos, a caminhar, e o mais engraçado é que, antes da bicicleta,  andava com dificuldade!

Fazia ideia que iria encontrar tantas vantagens?
Não, não fazia. Eu nem sabia andar de bicicleta! Quando vi uma, igual a esta, pensei que seria uma óptima maneira de começar! Com três rodas não há possibilidade de cair! Liguei à minha filha que, logo de imediato, se disponibilizou a comprar uma igual a esta. E, pronto, cá estou, encantada da vida!
Que melhorias podiam ser feitas para  quem anda de bicicleta, aqui, no Parque?
A única crítica que faço é ao facto de ter que andar, muitas vezes, a fugir dos cocós dos cães. Acho muito bem que as pessoas tenham cães, eu também gosto muito, mas acho mal as pessoas não limparem os dejectos que eles deixam na rua. Por isso tenho que andar sempre a fugir deles para não sujar as rodas. Já aconteceu ter que travar de repente!

Quer deixar alguma mensagem de incentivo para quem não anda de bicicleta?
Era bom é que as pessoas, sobretudo pessoas da minha idade, que precisam de se mexer e, em vez de andarem, por exemplo, a tomar comprimidos, seguissem este exemplo. Era óptimo! Ando todos os dias um bocadinho. Para, simplesmente, passear ou fazer compras. Já cheguei a ir ao Vasco da Gama almoçar e fazer compras que depois transportei, aqui atrás, até casa. Já cheguei a andar aqui atrás com os meus netos! Coloquei uma almofada e eles ficaram encantados de andarem a passear com a avó!