Marina PN junta-se ao Festival dos Oceanos

A Marina Parque das Nações vai associar-se ao Festival dos Oceanos, recebendo a visita das embarcações “Santa Maria Manuela” e “Vera Cruz”. De 30 de Julho até 13 de Agosto, a Marina do Parque das Nações oferece uma viagem à história marítima portuguesa com a “Vera Cruz” e uma viagem ao futuro dos oceanos, com a “Santa Maria Manuela”.

A caravela “Vera Cruz”, a mais exata réplica das antigas caravelas dos Descobrimentos, estará atracada no Cais de Eventos da Marina do Parque das Nações, durante todo o período do Festival dos Oceanos, de 30 de Julho a 13 de Agosto, prometendo atividades recreativas para os mais novos, todos os dias das 10h00 às 18h00, no Clube dos Descobridores, um espaço interativo na onde os mais pequenos poderão aprender mais sobre a história de Portugal.

A embarcação “Santa Maria Manuela” chega dia 4 de Agosto à Marina do Parque das Nações e estará aberta a visitas, nos dias 5 e 6 de Agosto, das 10h00 às 23h00, e 7 de Agosto das 10h00 às 18h00. Os visitantes, 50 de cada vez, poderão visitar o convés, onde estará uma exposição com conteúdos sobre a expedição SMM/MarPro 2011 bem como um espaço de promoção do Campus do Mar. Serão, ainda, realizadas palestras organizadas pela Expedição SMM/MarPro 2011 no convés abertas ao público, e no salão Multiusos, mediante marcação no site do Festival dos Oceanos.

A participação deste grande veleiro no Festival dos Oceanos enquadra-se na expedição científica SMM/MarPro 2011, que junta universidades portuguesas e espanholas (Campus do Mar) com o objetivo de monitorizar o mar português pela sua importante diversidade de espécies de cetáceos, aves e outros animais e espécies marinhas.

O “Santa Maria Manuela” foi construído em 1937, pela Companhia União Fabril, como lugre bacalhoeiro e é atualmente um navio de treino de mar que permite vivências únicas de participação ativa. Podendo atracar em cais mais pequenos e sem restrições de área de navegação, o “Santa Maria Manuela” acede a destinos menos explorados com uma maior aproximação ao mar, sendo possível participar a bordo nas suas atividades tais como Faina de Velas, Treino de Leme, Nós de Marinheiro, entre outras.

Com a participação no Festival dos Oceanos, a Marina do Parque das Nações continua a afirmar-se como um espaço dinâmico, capaz de proporcionar experiências únicas a públicos de todas as idades.

Programa “Clube dos Pequenos Descobridores”

1) “Um planeta azul”
Puzzle planisfério onde os visitantes têm de encaixar os oceanos da forma correcta.

2) “O desafio da água”
Coluna de acrílico com % relativas de água do planeta. Quanto temos de água doce e água salgada no nosso planeta?

3) “Serão os oceanos importantes?”
Actividade em que os visitantes vão fazer um pudim de algas
Actividade onde vão poder ver como funcionam as correntes marítimas onde numa caixa negra vamos ver uns peixes fluorescentes.

4) “Oceanos: um recurso ameaçado!”
Tabelas de basquete com redes de pesca para que com diferentes tipos de bolas os visitantes possam ter a noção de como prejudicial pode ser a pesca mal feita.

5) Espaço infantil de inspiração artística
Zona de desenho e pintura sobre os Oceanos.

Saiba mais em:
www.marinaparquedasnacoes.pt