Leituras pelo Parque

autores_pedrogaspar_round_100x100

Sofia veio ao Parque das Nações apresentar o seu recente livro “Nunca Desistas de Viver”. Sofia Lisboa nasceu em França, vive em Leiria, tem 38 anos, é vocalista dos Silence 4 e escritora. Actualmente é considerada uma super-mulher pelo público após ter vencido, recentemente, o grande flagelo de um cancro (leucemia) em pouco tempo. Com o prefácio de David Fonseca (Silence 4) e a co-autoria de Natália Pereira (prima), a autora aduziu e partilhou, através da escrita literária, a sua experiência, as suas emoções, vivências, tristezas, e humores e do fundamental desta luta, que foi ter superado o seu mal através do amor, da força mágica da vontade de vencer, sem nunca ter desistido…de viver!

Fala-nos um pouco sobre ti…
Considero-me como uma pessoa que teve 2 vidas. A vida Antes da leucemia e a vida Depois da leucemia. No entanto, guardo ainda características da antiga Sofia tais como o meu optimismo e o meu humor. Depois da doença tornei-me numa pessoa mais solidária, mais atenta às necessidades dos outros.

Como surgiu a vontade de escrever o livro Nunca Desistas de Viver?
Escrever o livro “Nunca Desistas de Viver” surgiu da necessidade de contar uma história, que não é só minha, pois existem milhares de pessoas a passarem o mesmo do que eu. Pelo que, para além de ser uma terapia para mim contar a minha história, foi a forma que eu encontrei de homenagear todos os “Guerreiros” que lutam contra o cancro. E exprime também a minha gratidão para com os profissionais de saúde.

O renascer…como foi o reinventar da felicidade?
Reinventei a felicidade focando-me nos aspectos mais importantes da vida: o  afecto e o amor que nos rodeia. E assumi a missão de transmitir esta mensagem de esperança a quem necessita dela.

O carinho do público e o impacto desta obra?
O carinho do público tem sido em massa. Quer pessoalmente, quer pelas redes sociais na minha página do Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Sofia-Lisboa/530725690395234 . É muito gratificante e apercebo-me que valeu a pena não desistir.

O que pensas do Parque das Nações?
É o retrato de uma época muito feliz. Na minha vida reúne recordações da Expo 98, em que os Portugueses estavam entusiasmados e optimistas. É também a época de maior sucesso dos Silence 4, no encerramento da Expo 98. Hoje em dia é uma zona agradável de lazer e passeio.

O futuro…próximos projetos musicais e de literatura?
Tenho um projecto musical com a minha irmã (Sónia Lisboa) que se chama “L’Apéritif” e que conta a história do nosso percurso musical juntas desde a infância até aos dias de hoje. Também tenho outro livro previsto, mas, por enquanto, ainda estou a fazer a promoção deste por todo o país e também pelas comunidades portuguesas pelo estrangeiro.

Nota: O livro “Nunca Desistas de Viver”, foi lançado em Novembro de 2014 e já vai na 4ª edição de 10.000 exemplares.