Impressões de Votar no Parque

autores_josebaltazar_round_100x100

Mais uma vez os eleitores do Parque das Nações – Lisboa deram uma lição de civismo, votando em massa (77,5%), bem acima quer da média nacional quer da média da freguesia dos Olivais. Face às anteriores legislativas, os cidadãos aí recenseados tiveram um aumento superior a 63%, aceleramento motivado pelo Cartão do Cidadão e pelos jovens chegados à maioridade.

Congratulo-me com o resultado dos partidos centro-direita, 65,24% (reduzindo toda a esquerda a cerca de 28%), não apenas por preferência pessoal mas por se tratar das forças que formarão um governo estável e, cujos dirigentes concelhios, deputados e vereadores municipais apoiaram publicamente a Freguesia do PN, e em reuniões com a AMCPN declararam defender a nossa posição. Ao contrário, o PS sempre esteve contra o retirar parcela de território a Loures e foi duramente castigado, ñ conseguindo sequer segurar o eleitorado das anteriores eleições.

 

A maioria absoluta da coligação na AR permite – ainda que haja quebra de vontade à esquerda do hemiciclo, viabilizar a votação favorável ao Decreto-Lei que crie a Freguesia do Parque das Nações, abrangendo apenas a zona de intervenção da Expo 98, assim mesmo, sem retalhos nem acrescentos.

Mais uma vez tentei inquirir as juntas de Sacavém e de Moscavide, do nº de habitantes do PN Norte, aí recenseados. A única resposta que obtive foi sic “…que a questão do Recenseamento Eleitoral é da competência da DGAI, pelo que esta Autarquia não tem a informação solicitada.”. (A seu tempo esclarecerei junto dessa Direcção Geral).Teimam em fazer disso um mistério e talvez por essa razão não criam secções de voto no Parque.

Também por lá o sentido do voto, foi no intuito de literalmente correr com o Sócrates. Os autarcas locais, viram minguar a sua base de apoio apesar do PS continuar a força mais votada, é ultrapassado pela junção de scores do PSD+CDS, principalmente em Moscavide.

Nota – desenvolvimento da notícia, na edição nº 60 do jornal Notícias do Parque.

José Teles Baltazar

veste Dunhill (C.C Amoreiras -piso 2 -loja 2151 -tel. 213 880 282)

Agradeço à Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, na pessoa da Técnica Nazaré Silva, a informação disponibilizada.

Ficha Técnica

Director: Miguel Ferro Meneses

Redacção: Ana Penim; André Ribeirinho; Carmo Miranda Machado; Conceição Xavier; Diogo Freire de Andrade; Miguel Soares; Paulo Andrade; João Bernardino; João Catalão; José Teles Baltazar; Pedro Gaspar; Rita de Carvalho; Sara Andrade; Sónia Ferreira

Fotografia: Miguel Ferro Meneses

Direcção Comercial: Bruno Oliveira (Directo - 966 556 342)

Revisora: Maria de Lurdes Meneses

Produção: Central Park

Impressão: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA

Tiragem: 13.500 Exemplares

Proprietário: Central Park Sede Social: Passeio do Levante - Lote 4 - Torre Sul 1990 -503 LISBOA

Nr. de Registo ICS: 123 919

Depósito Legal: nº. 190972/03

Email: geral@noticiasdoparque.com