Ideias para um Orçamento 2012

A iniciativa “Ideias para um Orçamento” 2012 lançada a 1 de junho, e divulgada à população também no Noticias do Parque, recebeu até à data 13 propostas. Destas, foram já aceites:

– “Cidade Saudávell” – dotar o espaço público com equipamentos de outdoor fitness – Parque Tejo;

– “Parque Infantil” – Cabeço das Rolas;

– “Dogville” – parque para cães – parque de estacionamento localizado por baixo da ponte Vasco da Gama;

– Hortas comunitárias – lote 5.01 (espaço contíguo à Via do Oriente, imediatamente a norte do parque de estacionamento localizado por baixo da ponte Vasco da Gama.
Das restantes propostas apresentadas algumas não foram aceites, pois não se enquadravam no espírito e no âmbito desta iniciativa, e um número reduzido encontra-se ainda em apreciação.
Todos os utentes do Parque das Nações que queiram contribuir com as suas sugestões de intervenção, no espaço público, para a valorização deste território, ainda podem fazê-lo até ao próximo dia 15 de agosto. Entre os dias 15 de setembro e 23 de outubro, as propostas serão submetidas à apreciação pública, para votação.

Finalmente, relembra-se que para concretizar esta medida de envolvimento dos cidadãos na gestão efetiva do Parque das Nações, as propostas a apresentar devem localizar-se no espaço público, serem de interesse público, valorizando o território e serem ambientalmente sustentáveis.

Metodologia e normas de participação:

Até 15 de agosto a comunidade pode apresentar propostas, devendo preencher a ficha que se disponibiliza para esse efeito.
Cada cidadão (residentes, trabalhadores ou visitantes) pode apresentar uma ou mais propostas.
As propostas que reúnam os requisitos acima referidos serão disponibilizadas no “Portal das Nações” para consulta pública à medida que são rececionadas. Antes de colocadas no site, as propostas poderão ser objeto de ligeiros ajustes / alterações pela PE-GU, por forma a assegurar a sua apresentação coerente e relativamente uniforme e, desta forma, alguma objetividade para efeitos da sua comparabilidade.

Entre os dias 15 de setembro e 23 de outubro, as propostas serão submetidas à participação pública, para votação.
A partir do dia 24 de outubro os serviços técnicos da Parque EXPO – Gestão Urbana do Parque das Nações analisam as três (3) propostas mais votadas, ou o conjunto das propostas mais votadas cuja estimativa de custos totalize 80 000 €, de modo a concluir acerca da sua viabilidade financeira e exequibilidade técnica e legal.
Os participantes poderão, em qualquer momento, ser contactados pelos serviços técnicos da Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações para prestar esclarecimentos que se considerem fundamentais para apreciação da proposta.
Até ao dia 31 de dezembro a Parque EXPO – Gestão Urbana procederá à divulgação do projeto, ou projetos (desde que, na sua totalidade, não excedam o valor cativado para esta iniciativa) a implementar e que tiverem sido inscritos e aprovados no Programa de Atividades e Orçamento da Parque EXPO Gestão Urbana para 2012.

Mais informações sobre este processo encontram-se na Parque EXPO Gestão Urbana do Parque das Nações (GEURBANA) em www.portaldasnacoes.pt/ e serão disponibilizadas nas próximas edições do Notícias do Parque.
Esta iniciativa pretende envolver a comunidade na definição de medidas ou projetos a implementar em 2012, dando assim os primeiros passos para uma estratégia participada de desenvolvimento e qualificação do território.
Ao envolver a comunidade na elaboração do Orçamento para 2012, a gestão do Parque das Nações aproxima-se ainda mais das forças vivas e atuantes deste território e estabelece uma plataforma de diálogo mais consistente e transparente.