Human Habitat

Casa cheia e aposta ganha para Lívia e Ken Nunes, mentores deste ciclo de conferências. O encontro pautou-se pela intensidade e profundidade. Uma plateia partilhada entre jovens e profissionais que absorveu as palavras e experiências de Karl- Henrik Robert durante uma hora. João Falcato, do Oceanário, teve a primeira palavra seguindo-se Lívia Tirone, que apresentou o tema e o orador. A competência, mais do que os valores, define o desenvolvimento sustentável, foi o tema da sua palestra.
Karl era um reconhecido médico/investigador da área da oncologia,  que, a certa altura da sua vida, decidiu dedicar-se ao estudo do desenvolvimento sustentável.  A magia da sua teoria é a profundidade da sua procura, da sua pesquisa. A sua palestra narrou a história e experiências do Programa Real Change, fundado por ele e, actualmente, com escritórios em todo o Mundo.  Simplicidade e ciência estiveram sempre presentes nas palavras deste considerado um dos 100 visionários do século XX. Por vezes é preciso recuar bem ao centro de gravidade de uma questão para podermos avançar com clareza e real significado. No meio de tanta informação, velocidade, incertezas e contradições é necessário percebermos onde realmente estamos. A humildade e clareza da sua apresentação foi feita como o desmontar de pormenores essenciais para percebermos como funciona este motor. Para quem quiser e não esteve presente, a Construção Sustentável disponibilizou, nos sites www.humanhabitat.pt e www .construcaosustentavel.pt, o áudio com as apresentações integrais dos intervenientes desta conferência. Vale a pena espreitar.

A próxima conferência, no dia 12 de Abril, será “A ESCALA DO HOMEM NO PLANEAMENTO URBANO (A DIMENSÃO HUMANA) – As comunidades precisam de se identificar com os espaços que habitam. Kas Tham é o orador convidado para esta segunda sessão do Human Habitat. Kas Tahm é um reconhecido arquitecto de nome internacional e um dos mais reconhecidos Urban Planners europeus. Orador, júri, professor e várias vezes premiado, Kas irá falar sobre a simbiose das necessidades sensórias e emocionais do Homem no ambiente físico. Esta sua teoria tem vindo a ser desenvolvida e atingindo, cada vez mais, o reconhecimento da sociedade académica e urbana global.

O Notícias do Parque relembra que o Ciclo de Conferências HUMAN HABITAT 2010, dedicado ao tema da Sustentabilidade e Resiliência das Cidades, trata-se de uma acção desenvolvida no âmbito de uma parceria entre a Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, o OCEANÁRIO DE LISBOA e a PARQUE EXPO.
Os temas centram-se nas cidades, locais onde habita mais de metade da população planetária, sendo dadas a conhecer novas perspectivas do desenvolvimento urbano sustentável nas suas quatro componentes: a resiliência, a dimensão humana, os metabolismos dos sistemas que as sustentam e as transformações expectáveis.
Foram convidados dez oradores de reconhecido mérito internacional que irão apresentar as suas visões “holísticas” e poderosas sobre novos modelos de desenvolvimento equitativos, conducentes à prosperidade das cidades, questionando os valores culturais e os padrões de crescimento que sustentam o estado actual da sociedade e apontando caminhos alternativos que permitem a mudança de paradigmas rumo a um desenvolvimento urbano mais sustentável. Todos os conceitos apresentados serão abundantemente discutidos com os participantes.