HH regressa ao Oceanário

Consulte o Programa

Inscrições

O novo programa do Ciclo de Conferências HUMAN HABITAT 2011 será, todo ele, realizado no excelente novo auditório do OCEANÁRIO DE LISBOA.
As conferências centram-se sobre o habitat humano, mais precisamente sobre as cidades, que são os lugares onde habita mais de metade da população do planeta e, consequentemente, onde se geram as maiores pressões e oportunidades económicas, sociais e energético-ambientais.

Em 2011 as 10 Conferências, cada qual dirigida a um público de até 130 pessoas, os oradores convidados continuarão a ser predominantemente internacionais e irão apresentar as suas sobre temas associados á sustentabilidade urbana, bem como as boas práticas em cidades que lideram em diversas áreas da sustentabilidade urbana.

As visões holísticas dos oradores de reconhecido mérito nacional e internacional motivam a mudança de posicionamento e inspiram-nos a “pensar fora da caixa”, numa altura em que estão a ser postos em causa muitos dos modelos pelos quais nos guiamos no passado. Os preciosos conhecimentos sobre novos modelos de desenvolvimento urbano sustentável que serão partilhados nestas conferências, irão renovar a nossa capacidade para promovermos o desenvolvimento sustentável das cidades em que vivemos.

Cidades robustas, resilientes e sustentáveis continuarão a ser o tema central do ciclo de Conferências HUMAN HABITAT 2011.

Duarte Cabral de Mello iniciou a sua carreira em 1970 e, desde 1979, lecciona Arquitectura e Urbanismo na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolveu diversos projectos de habitação e de urbanismo em Portugal. Como sócio e parceiro da Utopos, fundada em 1978 com Maria Manuel Godinho de Almeida, desenhou os planos urbanos de 2.000 unidades de habitação, e o seu projecto “Cooperativa Chut” na Caparica foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitectura Urbana (1993).
Em 1994 foi vencedor do concurso do Plano de Urbanização da Zona Norte na Expo’98, contexto este que após ter sido concretizado se tornou numa das referências de sustentabilidade à escala do planeamento urbano.