Human Habitat está de volta

Conferência Human Habitat 2012 – Karina Litvack

Consideramos um sucesso e mais um marco temático a Conferência, em que a oradora convidada foi Karina Litvack, realizada Segunda-feira passada, no Auditório Mar da Palha no Parque das Nações, no âmbito da parceria entre a Construção Sustentável® e o Oceanário de Lisboa.

Karina apresentou o conceito “investimento eticamente responsável e sustentável” e falou sobre estes investimentos como uma escolha e direito de quem investe o seu capital através de instituições bancárias e de fundos de investimento. Em países desenvolvidos esta opção está em franco crescimento, apesar da conjuntura de mercado e, seja o cidadão comum que aplica as suas poupanças, que a empresa e instituição que investem os seus lucros, cada vez mais, quem investe exige, para além de um retorno, uma total transparência e uma maior responsabilidade na criteriosa seleção dos produtos em que o banco ou fundo optam por investir.

Referiu que, a barreira que impede um ainda maior alargamento desta boa prática, parte de: “…quem tem o poder de decidir, muitas vezes não tem os conhecimentos nem a motivação para iniciar um processo de mudança nesta área e quem tem os conhecimentos muitas vezes não têm o poder para decidir ou não sabe que pode exigir a necessária mudança de rumo…”

Em Portugal, se apresentarmos este desejo ou condição a quem confiamos as nossas poupanças, não encontramos produto – os nossos bancos ainda não reconheceram a importância da sustentabilidade no verdadeiro negócio que desenvolvem! Será que, se todos exigirmos um investimento eticamente responsável e sustentável conseguimos fazer funcionar as leis de mercado e instaurar a governância e investimentos sustentáveis? A gravação áudio e a apresentação desta conferência encontram-se online em: http://www.construcaosustentavel.pt/index.php?/item/10-2012-karina-litvack?category_id=370

Veja alguns dos vídeos do ano passado:

https://noticiasdoparque.com/2217/casa-cheia-video/

https://noticiasdoparque.com/2989/resiliencia-urbana-video/

https://noticiasdoparque.com/2348/a-agua-e-as-cidades-video/