Furtos em residências

A segurança começa em cada um de nós, é responsabilidade de todos. Também sua! Ajude-nos Protegendo-se!

Se é leitor assíduo conhece estes motes. Muitos de vós podem pensar que estes são apenas mais uns slogans bonitos de se dizer. Mas nesta rubrica vou mostrar-vos que estas palavras têm muita razão de ser. Este tema é aqui abordado porque, no mês passado, vários moradores do Parque das Nações contactaram esta Esquadra colocando várias questões, referentes à segurança das suas residências, por se mostraram preocupados com as notícias que frequentemente invadem as nossas televisões.
A PSP faz todos os possíveis para prevenir a criminalidade, pois é uma das bases do seu sucesso. A prevenção é uma das prioridades da Esquadra do Parque das Nações, mas, por mais que todos os elementos policiais se esforcem e lutem por uma área mais segura, necessitam sempre da colaboração do cidadão.
Todos conhecem de certeza o provérbio “a ocasião faz o ladrão”. Quando temos notícia de residência assaltada muitas vezes os seus proprietários dizem-nos “fui só aqui ao lado, não estive fora mais de 2 ou 3 minutos”. Frases como estas são frequentes e ilustram o desencanto de quantos vêem a sua casa assaltada.

Através dos conselhos que se seguem, a Polícia de Segurança Pública diz-lhe como agir correctamente e a tomar algumas medidas simples e adequadas para diminuir o risco de assalto:
Mesmo que saia, por breves momentos, da sua residência, não deixe a porta apenas no trinco, tranque-a devidamente. São precisos apenas esses minutos para a sua residência ser assaltada;
Não deixe de verificar a identidade dos desconhecidos que, sob os mais variados pretextos, se lhe apresentam à porta pois os bons modos e boa apresentação não chegam nem os uniformes só por si dão garantia. Se tiver dúvidas, faça um telefonema antes de abrir a porta, o burlão é de certeza uma pessoa de aparência afável e bem-falante.

Goze também as suas férias e diversas ausências com segurança e tranquilidade, para tal deve informar um vizinho da sua confiança, ele é a sua segurança mais próxima. A solidariedade entre vizinhos inibe a acção dos marginais. Não deixe ainda acumular correspondência, peça a alguém de sua confiança para a recolher. Não diga também a estranhos que vai de férias, evite esta conversa em locais públicos como cafés. Guarde em lugar seguro jóias, dinheiro, valores e objectos de arte. Catalogue, se possível, os seus objectos de valor e anote os seus números de série pois, se infelizmente a sua residência for alvo de furto, com maior facilidade se podem encontrar os seus pertences.

Para afastar os amadores e fazer com que os profissionais pensem duas vezes, se possível, instale um alarme bem visível pois desmotiva o assaltante. Ainda a tão conhecida tabuleta “cuidado com o cão” pode fazer rir, mas dá que pensar ao ladrão.

Muito importante, se não está de férias, ajude-nos a proteger os seus vizinhos. Se for testemunha de um crime ou se vir algum facto ou movimentações anormais na casa dos seus vizinhos ausentes ou na sua rua, não manifeste a sua presença, mas alerte, sem demora, a Polícia de Segurança Pública.

Se a sua residência for alvo de um assalto, não mexa em nada e chame de imediato as autoridades. Pode haver vestígios que nos podem ajudar a encontrar os ladrões.

Através destas medidas simples e fáceis de aplicar, pode ajudar-nos.

Não espere, é preferível proteger-se do roubo a deixar-se roubar.
Cátia Santos – Subcomissário
40ª Esquadra – Parque das Nações
Rua Ilha dos Amores, lote 57 – B, 1990-271
Tel: 218955810  Fax: 218 955 811