Faces

[vc_row type=”full_width_background” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][vc_column_text]

Caty, fala-me um pouco de ti…
Olá, o meu nome é Katherin Gutierrez, tenho 33 anos e sou de nacionalidade chilena. Neste momento vivo aqui, em Portugal, mas saí do meu país há 11 anos, com o meu companheiro, actual marido, pois há 3 anos que nos casámos. Saí do Chile rumo a Itália, e vivi em 4 cidades durante esses anos. Por assuntos profissionais do meu marido, mudámo-nos para Portugal. Faz 8 meses que vivo em Lisboa.
Tenho 4 filhos, Camilo (8 anos), Luciana(5 anos), nascidos no Chile. Depois vem o Joaquin (2 anos),nascido em Itália e Victoria de 3 meses, nascida aqui, em Lisboa.

Como já viveste noutros países, qual é a tua opinião sobre Portugal?
Posso dizer-te que gosto muito de Portugal, apesar de conhecer pouco. As pessoas aqui são muito simpáticas, muito simples, muito alegres e disponíveis para ajudar.
Sobre a cidade de Lisboa, o que me chama mais a atenção é ser uma cidade muito limpa. É incrível como são cuidadosos com a limpeza… E gosto também muito de desfrutar do rio Tejo, brincar com as crianças e passear de bicicleta. Acho que Lisboa é uma cidade muito tranquila, apesar de ser uma capital, o contrário de outras capitais, sempre com muito tráfego, ruído e poluição.

E sobre o Parque das Nações, qual é a tua opinião ?
Como te disse antes, eu gosto muito desta cidade. Especialmente do Parque das Nações, que é a área onde eu moro. É muito bonito ver, sobretudo aos fins-de-semana, o Parque cheio. Todas as famílias a partilhar o espaço e a jogar, pessoas a fazer desportos ou simplesmente a caminhar. É uma zona muito bonita, moderna e limpa. Tudo o que é necessário conseguimos encontrar aqui: hospital, supermercados, escolas, centro comercial. Estou feliz por viver nesse espaço.

Tens 4 filhos ainda pequenos. Consegues conciliar a vida familiar com um emprego? Ou neste momento estás a dedicar-te só à tua família?
Deixei de trabalhar quando fui viver para Itália. Como tenho 4 filhos, dois dos quais muito pequenos, dedico-lhes o dia inteiro (a eles). Graças a Deus tenho essa possibilidade…

Numa perspectiva de intercâmbio de experiências, existe algo que a cultura chilena tenha, que possa servir de exemplo para Portugal?
Relativamente ao intercâmbio cultural, e não querendo menosprezar o meu país, creio que Portugal pode dar mais exemplos para o Chile. Seguramente, vocês estão mais avançados. Têm mais recursos económicos, inclusive para desenvolver infra-estruturas como a reciclagem. No Chile a reciclagem ainda não é generalizada, só em algumas partes é que está a ser implementada. Esperemos que, no futuro, se consiga e se desenvolva também a consciência de ajudar o meio ambiente, pelo futuro dos nossos filhos.
O que creio também importante imitar é a cultura do desporto que existe aqui. No Chile não existem vias tão extensas para bicicletas, por exemplo. É incrível ver como as pessoas correm ou, simplesmente, saem para caminhar como forma de fazer exercício. E o que mais gosto de ver são as famílias completas, a encher os parques e chama-me a atenção ver os pais (homens) a passear os seus filhos.

 

[/vc_column_text][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][/vc_column][/vc_row]