Escola Vasco da Gama – Green Europe

Vasco da Gama: A escola Básica Integrada 1, 2, 3, JI Vasco da Gama candidatou-se como parceira do Projecto Green Europe, que foi aprovada, integrada numa Acção Comenius – Multilateral do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida. Este é financiado pela Comunidade Europeia “…que pretende através destes programas, promover essencialmente o intercâmbio e a cooperação, assim como a mobilidade a nível europeu, no sentido de estes se estabelecerem enquanto referência mundial de qualidade. “
É pois, com muita honra, que integramos pelo quarto ano consecutivo este programa. O primeiro projecto que decorreu ao longo de três anos “Our Lives”, terminou em Julho de 2009. Este,  “Green Europe”, teve início em Setembro de 2009, fazendo parte desta parceria nove países a designar: Bulgária, Espanha, Letónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia.
Integrar o Projecto Green Europe pressupõe a realização de trabalhos que envolvem a comunidade educativa: alunos, professores, direcção da escola, encarregados de educação, funcionários e demais entidades locais e regionais que apoiam e disponibilizam recursos importantes para a sua concretização.
Sensibilizar sobre os factores que levam à extinção das florestas, da flora de um modo geral e da fauna é o tema central deste projecto, com uma duração de dois anos os conteúdos relacionados referentes ao projecto serão desenvolvidos segundo duas grandes temáticas para cada um dos anos. O primeiro ano teve como enfoque conhecer e dar a conhecer a fauna e flora de cada país da parceria. Para o segundo ano, os temas relacionados com a necessidade de proteger o meio ambiente natural e as florestas.
Neste contexto, de acordo com a temática e com a preocupação de integrar nos currículos das áreas disciplinares e tarefas nas áreas não disciplinares, os nossos alunos e professores responderam muito bem, com qualidade e quantidade de trabalho, com envolvimento empenhado nas tarefas, desde o pré-escolar até ao nono ano de escolaridade. Estes projectos são importantes por desenvolverem competências, não apenas, nas áreas dos conhecimentos, como nas de cidadania, de proporcionarem ambientes de trabalho cooperativo, colaborativo, de troca de experiências entre os professores da escola com os das outras escolas da parceria, assim como entre estudantes.
A realização dos trabalhos decorreu ao longo do ano. Iniciaram-se as actividades com a realização de projectos de logótipo do projecto Green Europe. A exposição e selecção do melhor ocorreu na primeira reunião de projecto em Elblag, na Polónia, em Outubro de 2009. Entre todos os países foi Portugal, com um trabalho realizado pela nossa aluna Ana Parreira, do oitavo ano, que venceu o concurso.
Realizou-se um debate animado, realizado por uma turma do quinto ano, para todos os alunos do quarto ano e segundo ciclo, sobre “Cortar ou não árvores para a árvore de Natal”, o texto foi traduzido para língua inglesa, foi realizado um filme para divulgação nas escolas da parceria e este debate serviu também de sensibilização dos alunos que vieram a concretizar árvores de Natal com materiais reciclados e biodegradáveis.
A festa da semana de Escola/Comenius aconteceu, o hino da escola, com música e letra respectivamente das professoras Eugénia Requeijo e Helena Campos, teve a sua primeira audição. Os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano foram apresentados e recebemos quarenta e cinco professores e alunos da parceria, para a segunda reunião de projecto, que se prolongou no tempo devido à nuvem vulcânica.
Temas como  “Compostagem”,  “À procura dos seres vivos no solo”, foram desenvolvidos entre os alunos do oitavo ano e os do pré-escolar, assim como a “Reabilitação do Parque das Nações”. A localização e nota explicativa sobre a caracterização de todos os ecossistemas existentes em Portugal Continental e Arquipélagos, foram objecto de pesquisa, pelos  alunos do oitavo ano e divulgados em painel.
Uma turma do nono ano fez o levantamento e apresentou publicamente em língua inglesa todas as espécies de fauna e flora existentes nas reservas e parques naturais, em Portugal Continental e nos Arquipélagos dos Açores e Madeira.  Esta turma também ilustrou poemas de  Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Alexandre Herculano, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, António Ramos Rosa.
Duas turmas do sexto ano escreveram poemas e prosas, ilustraram-nos e editaram um livro encadernado por eles, sobre a fauna e flora. As ilustrações realizadas foram ampliadas, pintadas e expostas no hall.
O pré-escolar realizou inúmeras actividades, desde o plantio de árvores e plantas aromáticas, à realização de compostagem, de árvore de Natal com materiais biodegradáveis, visita ao Centro de recuperação do lobo Ibérico, histórias inventadas em casa sobre animais em vias de extinção, desfile carnavalesco e dramatização sobre a temática, assim como a construção de instrumentos com materiais de desperdício, entre outras actividades.
A Música deu o seu precioso contributo, ensaiando os alunos quer em trechos musicais cantados, quer tocados.
Pedy paper no Parque das Nações e inúmeros trabalhos sobre a fauna e flora foram realizados pelos alunos do Segundo Ciclo.
Realizou-se um workshop de dança tradicional e o Clube de Dança apresentou um grupo de quarenta elementos que criaram uma história entre os ambientalistas e os poluidores, dançaram enérgica e animadamente sobre o tema que encantou todos os presentes.
Juntou-se à grande festa a Orquestra Metropolitana de Lisboa com o seu grupo de clarinetes, sob a responsabilidade do maestro Jorge Camacho, a quem muito agradecemos pelos belos momentos com que nos agraciou.
A toda a comunidade educativa e em especial aos que mais colaboraram, vai o nosso, meu e da Direcção da Escola, agradecimento com nota especial para os Encarregados de Educação que alojaram em suas casas treze alunos estrangeiros, assim como, para aqueles que iriam receber, mas que por motivos alheios à sua vontade tal não foi possível. Obrigada pela Vossa disponibilidade, pela simpatia, generosidade e afecto com que receberam os alunos. E ainda pelo espírito de partilha, mais uma vez demonstrado, pelas iguarias que tornaram um jantar de despedida, rico em afecto, simpatia e alimentos. Criaram-se laços de amizade, a descoberta, a aprendizagem, foi o mote para o convívio entre os nossos alunos e os alunos estrangeiros.

Professora Gabriela Oliveira
Escola Vasco da Gama