Escola Segura

Mais um ano lectivo que se inicia, todo o ciclo recomeça, as crianças estão ansiosas para rever os seus amigos, trocar as experiências boas do Verão e é  provavelmente a época de maior afluência de encarregados de educação, estudantes e pessoal docente e não docente aos estabelecimentos de ensino.
A Polícia de Segurança Pública está atenta a este fenómeno e assim projectou a elaboração de um conjunto de actividades que, recorrendo aos meios disponíveis, assegurem um sentimento de segurança a todos os actores da comunidade educativa.
O Programa Escola Segura, ao longo de todo o ano lectivo, constitui um modelo de actuação pró-activo, centrado nas escolas, que visa garantir a segurança, prevenindo e reduzindo a violência, comportamentos de risco e incivilidades, bem como melhorar o sentimento de segurança no meio escolar e envolvente, com a participação de toda a comunidade.
Esta época especial carece de um esforço acrescido por parte de todos os elementos policiais. Assim, a 40ª Esquadra – Parque das Nações, na senda do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, coloca em prática a Operação “Escola Segura – Início do Ano Escolar 2010/2011” no período compreendido entre 08 de Setembro e 30 de Setembro de 2010. Esta Operação conjuga a vertente preventiva e pedagógica, através da execução de acções de sensibilização pela PSP em parceria com as escolas e autarquias locais, com a vertente fiscalizadora e dissuasora do cometimento de ilícitos criminais, infracções ao Código da Estrada nas imediações das áreas escolares, através do policiamento dos percursos escola/casa e casa/escola mais utilizados pelos alunos, de forma a evitar ocorrência de delitos.
Para terminar gostaria de transmitir a todos os leitores que é um prazer poder participar na vida do Parque das Nações e continuar o bom trabalho que já havia sido feito até agora.

Ensine os seus filhos a adoptar comportamentos que os protejam!

Para o início deste ano lectivo a PSP aconselha aos pais/tutores a conhecer:
– O horário escolar do seu filho;
– Os percursos que utiliza de ida e volta escola/casa;
– Os nomes e contactos dos colegas e amigos mais próximos;
– Os locais onde costuma brincar.

E nunca é demais relembrar o que deve dizer ao seu filho:
– Não deve aceitar boleia de desconhecidos;
– Não mostrar que traz dinheiro ou outros bens de valor;
– Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos;
– Não alterar os percursos de ida e volta escola/casa;
– Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento;
– Deslocar-se em grupo sempre que possível;
– Informar os pais sobre qualquer contacto ou acontecimento estranho;
– Pedir ajuda em caso de necessidade;
– Procurar um agente policial e falar com ele.