Escola em 180 dias

A Parque EXPO adjudicou, dia 26 de Fevereiro, a empreitada de construção da 1.ª Fase da Escola Básica Integrada (EBI) da zona Sul do Parque das Nações. Com um prazo de execução de 180 dias, a construção da nova escola começou em Março e é da responsabilidade da empresa Construções Europa Ar-Lindo, S.A.. O jardim-de-infância e o 1.º ciclo do ensino básico devem entrar em funcionamento no ano lectivo 2010/2011, prevendo-se a abertura dos restantes ciclos no ano lectivo seguinte.
O Notícias do Parque relembra que este projecto está Implantado num terreno com cerca de 16.880m2 e com uma área bruta de construção de 9.680m2, que, segundo a Parque Expo (PE), adapta-se aos requisitos específicos do Parque das Nações, nomeadamente ao nível das avançadas infra-estruturas de recolha automática de resíduos sólidos urbanos e de climatização existentes neste moderno território. Para a PE “a nova escola pública, juntamente com a construção de uma outra escola na zona Norte, os colégios Pedro Arrupe, Oriente e Externato João XXIII, constitui um importante contributo para colmatar as necessidades de infra-estruturas educativas na zona, até agora servida apenas pela Escola Vasco da Gama, na zona Norte do Parque das Nações. A PE adianta, ainda, que “com esta intervenção, a Parque EXPO dá o seu contributo para a melhoria da vivência urbana do Parque das Nações e da qualidade de vida das famílias que habitam e trabalham num território de excelência que construiu e por cuja gestão é responsável.”

ESCOLA NORTE
Contactada a Câmara Municipal de Loures, no que diz respeito ao avanço da construção da escola prevista para a Zona Norte, foi-nos adiantado que “estão a ultimar o projecto de execução da nova escola EB1/JI do Parque das Nações (8 salas para o ensino básico e 3 para o jardim-de-infância) e prevê lançar o concurso para a construção no início do 2.º semestre. A fase de projecto registou algum atraso pois, após a análise geotécnica do terreno, conclui-se ser necessário refazer completamente o projecto de fundações.”