Escola a Sul

As últimas novidades  adiantam que a conclusão da escola da Zona Sul será em meados de Novembro e a abertura do 2.ºciclo, igualmente, caso se verifiquem inscrições
suficientes.  Para acompanhar este dossiê um grupo de pais criou uma comissão que  tentará obter respostas e esclarecer outros encarregados de educação. Uma das prioridades é apurar o número de alunos interessados em matricularem-se na turma do 2.º ano. Foi criado um endereço electrónico propositadamente para respostas a esta questão: [email protected]
O Notícias do Parque conta, muito em breve, ter mais respostas sobre esta matéria

Alguns pais e Encarregados de Educação das crianças que residem no Parque das Nações e que frequentam o 1º ano em diferentes escolas da zona, reuniram-se no dia 28 de Julho, no sentido de fazer um levantamento da situação da nova escola e trocarem algumas informações. A preocupação comum é saber se a escola vai abrir, se contempla o 2ºano e em que condições. Os pontos debatidos foram: os compromissos assumidos pela DREL e a Câmara, no ano passado; as informações recolhidas, até à data, sobre a nova escola; objectivos e dúvidas existentes.

Os compromissos
No dia 18 de Agosto de 2009 decorreu uma reunião entre alguns encarregados de educação, Joaquim Leitão e Pedro Lara da DRELVT, a Professora Lúcia, da Escola Vasco da Gama, a assessora da vereadora da educação, da CML e a Associação de Pais da Escola Vasco da Gama. Segundo este grupo de pais “foi proposto que todas estas crianças excluídas da Escola Vasco da Gama se concentrassem numa única turma e, com a abertura prevista da nova escola na zona sul no ano lectivo seguinte (2010/11), estes meninos poderiam ser transferidos em bloco para a nova escola.
Houve concordância por parte do Dr. Joaquim Leitão para esta solução, propondo a criação de um grupo de trabalho para estudar esta hipótese (acabou por não avançar, as férias de Agosto estavam a chegar e não havia razão para criar o tal grupo: a solução estava apresentada, a escola seria construída e as crianças poderiam ser transferidas para a nova escola no 2.º ano).”
O grupo de pais recorda, ainda, “o que aconteceu posteriormente, no 1.º dia de aulas, em que o responsável pelo agrupamento Fernando Pessoa comentou que inicialmente foram constituídas apenas 3 turmas do 1.º ano, mas por pedido expresso da DRLTV, abriram uma 4.ª turma para incluir algumas das crianças provenientes do Parque da Nações, prevendo-se a transferência das mesmas para a nova escola na zona sul a abrir no próximo ano lectivo. “

Informações
Segundo este grupo de pais, “até ao momento as informações concretas e oficiais são as seguintes: – Informação veiculada pela Parque Expo (através de notícias no seu site e o cartaz na zona da nova escola) em que prevêem a abertura do Jardim de Infância e 1º Ciclo para o ano lectivo de 2010/2011; aceitação por parte da escola Vasco da Gama de inscrições para o Jardim de Infância e 1ºciclo para a nova escola; aceitação no agrupamento Fernando Pessoa de Ordens de Transferência em que existe a opção da nova escola.  Após algumas diligências deste grupo de pais junto da DREL e também de outras estruturas (Director da escola Vasco da Gama) a informação é que a nova escola irá abrir com turmas do Jardim de Infância, 1º ano e 2º ano, dando resposta às solicitações e compromissos assumidos no ano passado.”

Dúvidas
As principais questões levantadas por este grupo de pais são: se a nova escola do Parque das Nações irá abrir para o ano lectivo de 2009/2010. Em 2010/2011 irá ser construída a 2ª fase? Com que anos do 1º ciclo a escola pretende abrir? Como poderão as crianças que frequentam o 1º ano candidatar-se à nova escola para o 2º ano, e como o deverão fazer? Caso não haja vagas para estas crianças que vão iniciar o 2º ano em 2010/2011, elas regressarão à escola de origem ou terão de se sujeitar às vagas existentes? A construção da escola estará concluída a tempo do início do ano lectivo? Se assim não for, a escola irá abrir de qualquer forma? Onde serão colocadas as crianças até à conclusão das obras? Haverá serviços de alimentação, Actividades Extracurriculares e CAF? Como será constituída a coordenação da escola e se haverá alguma Coordenação da escola já em funções. A construção da 2ªfase irá realizar-se no decorrer do próximo ano lectivo, o que levanta problemas de segurança para as crianças que já lá estão. Certamente está previsto um plano para esta situação, poderão os pais ter acesso ao mesmo atempadamente?
Algumas destas questões colocadas já tinham sido esclarecidas à colunista do Notícias do Parque, Rita de Carvalho, para a sua rubrica NORTE/SUL. Outras pelo director da Escola Vasco da Gama, que tem dado especial atenção e apoio a este dossiê.
Do contacto que o Notícias do Parque tem tido com a DRELVT e com a Câmara Municipal conseguimos apurar que ainda se estão a estudar as várias possibilidades de “alojamento” dos alunos até à conclusão da obra, sendo uma delas “a colocação de monoblocos no recreio da Escola Vasco da Gama”, segundo a CML, e que estão previstas 4 turmas para o 1.º ano e uma para o 2.º ano. Relembramos que essa turma avançará, ou não, em função do número de inscrições. Por isso, este grupo de pais faz um apelo aos encarregados de educação interessados a que inscrevam os alunos, de forma a conseguirem reunir o número mínimo de inscrições. Qualquer dúvida, poderão contactar esta comissão de pais através do seguinte e-mail:
[email protected]