Eleições

AS ELEIÇÕES DECORREM NO DIA 17 DE DEZEMBRO, ENTRE AS 10H E AS 21H, NA CASA DO ARBORETO

Lista A
(Cabeça de lista: Marco Neves)

http://www.parquedasnacoes.net

A nossa lista assume-se  como a única lista capaz de continuar o trabalho desenvolvido por esta Associação, sob a liderança do Dr. José Moreno, ao longo da última década.

Um trabalho de cidadãos independentes capazes de lutar (e ganhar) pela sua Freguesia.
Conseguido o nosso principal objectivo,  é tempo de utilizarmos o nosso vigor para outras lutas.
A nossa equipa junta pessoas já com muita experiência nesta Associação e pessoas que vêm agora juntar-se a nós. Todos com vontade de colaborar e de continuar o que foi bem feito, mas renovando-se em prol de novos objectivos.
A nossa lista junta várias gerações, várias profissões, várias ideologias e várias zonas da nossa Freguesia.
Queremos que a AMCPN, liberta de outras lutas, se renove como a associação dos moradores, dos comerciantes, dos trabalhadores e das empresas desta zona.
Queremos que a AMCPN seja uma referência na luta pelo bem-estar desta comunidade, assumindo o seu papel social de vigilante da nova freguesia que agora começou.
Queremos que a AMCPN se mantenha como organização dos moradores, independente e activa, com boas relações e em articulação com todas as entidades com responsabilidade na nossa freguesia.

O que queremos para a AMCPN?
Formada a Freguesia do Parque das Nações a AMCPN deve continuar a sua acção vigilante, de colaboração e de pressão relativamente a quem tem o poder de resolver os obstáculos que o PN enfrenta.
Libertos da pressão da luta por uma Freguesia, a AMCPN alargará o seu campo de acção, consolidando as actividades no âmbito escolar, cultural e social.

Damos destaque no nosso programa:

– Formação duma equipa de atenção urbana, que irá recolher pontos de melhoria em termos de gestão urbana e pressionar as várias autoridades (freguesia, câmara, administração central) para que esses pontos sejam resolvidos.

– Atenção especial à questão urgente das escolas: pressão para a construção de mais equipamentos escolares; defesa intransigente dos interesses dos moradores da freguesia no acesso aos equipamentos escolares da nossa freguesia; criação de protocolos com as escolas para a organização de eventos e actividades de interesse para as crianças e pais.

– Campanha de pressão para a construção dum centro de saúde no Parque das Nações.

– Revitalização da ligação da Associação às empresas e ao comércio do Parque.

– Campanhas a favor de hábitos de mobilidade saudável, em colaboração com a Cicloficina do Oriente ou outras iniciativas locais.

–  Organização de eventos e actividades de cariz cultural e social:
• Marcha do Parque das Nações — a nossa lista inclui António Escolástico, que já foi o vencedor de várias edições das Marchas Populares de Lisboa.
• Festival do Parque das Nações — sempre em Maio, para comemorar o aniversário da Expo, deverá ser revitalizado, com exposições, espectáculos de música, etc.
• Prémio Literário Parque das Nações.
• Prémio de Fotografia Parque das Nações.
• Prémio de Romance Parque das Nações.
• Feira de artesanato.
• Feira de produtos hortofrutícolas.
• Outros eventos.

– Renovação do site da AMCPN e das formas de comunicação com os sócios.
– Tratamento do arquivo da AMCPN e publicação de textos relevantes sobre a história da nossa freguesia.

Quem somos?
A equipa é constituída por 28 pessoas de vários quadrantes da nossa freguesia, desde moradores ligados às associações de pais, a várias empresas do Parque, ao comércio, à Cicloficina – é uma lista diversa, com vários perfis, empresários, juristas, economistas, das várias áreas da nossa freguesia, com larga experiência em vários sectores.

O cabeça de lista para a direcção é Marco Neves, docente universitário e empresário local, membro dos corpos sociais da AMCPN há oito anos, com longa intervenção na defesa do nosso bairro. Participou activamente na luta pela criação da freguesia, através de várias reuniões, intervenções, debates, publicações em blogues e jornais. Tem ainda experiência como membro da direcção de outras associações, como a Associação Portuguesa de Empresas de Tradução e o Navigators Sports Club.
Lista candidata

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Carlos Traguelho / Secretário: Jaime Palhota / Vogal:  Vera Julião: Suplente: António Oliveira / Suplente: Luís Tojo Julião / Suplente:  Telmo Valente

DIRECÇÃO
Presidente: Marco Neves  / Vice-Presidente: Vasco Alves / Director Administrativo: Paula Gonçalves / Director Financeiro: Aníbal Oliveira / Vogal: António Martins / VogaL: Teresa Esteves / Vogal: António Escolástico / Vogal: Gonçalo Peres / Vogal: João Bernardino / Vogal: André Mota / Vogal: Sílvia Cristóvão / Vogal: Pedro Morais / Vogal: Rogério Gil / Suplente: Zélia Neves / Suplente: Daniel Pinto / Suplente: Jorge Figueiredo
    
CONSELHO FISCAL

Presidente: Jorge Barros Luís / Secretário: Maria Graciosa Farinha / Vogal: Joaquim Rodrigues Claudino / Suplente: Rui Morgado / Suplente: Paulo Martins / Suplente: António Gomes de Sousa

Jorge Farromba – Lista B

http://pensaremtodosamcpn.blogspot.pt/

https://www.facebook.com/pages/Pensar-em-Todos/766984823316497

PENSAR EM TODOS!

Cara (o) Associada (o)

No próximo dia 17/12/2013 decorrerão as eleições para a AMCPN – Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações, as mais importantes dos últimos anos!
A AMCPN tem de voltar a aproximar moradores e comerciantes, turistas e visitantes, empresas e empresários, auscultando as suas opiniões e necessidades e defendendo os interesses destes perante as organizações estatais, tal como sempre devia ter feito, ao invés de se focar somente na criação da Freguesia.
À próxima AMCPN exige-se um tempo e um mandato inovador!
Fui membro dos corpos sociais das anteriores direções da AMCPN. É público que concordei e discordei de decisões tomadas. Na altura devida, manifestei as divergências e diferenças do rumo traçado; no entanto, fi-lo sempre com lealdade. Acredito que mesmo na diferença, mesmo discordando, podemos ser leais.
No entanto, há um descontentamento pelo rumo seguido.
Ser-me-ia, certamente, mais fácil permanecer quieto, acomodado ou abandonar o navio e ficar a criticar de fora, mas não são esses os meus princípios nem ficaria bem comigo mesmo se assim o fizesse.
Por isso, o  meu caminho, aliás, o NOSSO caminho é outro.
É aquele em que decidimos alterar e mudar o normal decurso das coisas, é aquele em que não nos conformamos, é aquele em que decidimos confrontar os interesses instalados e trazer “sangue” novo, é aquele em que é necessário AGIR e MUDAR. INTERVIR e RESOLVER!
Decidi assim lançar o desafio e criar as bases de um tempo novo, numa agenda de causas e ideais pensando no futuro do Parque das Nações.
Depois de refletir, auscultar várias posições, decidi avançar e candidatar-me à Presidência da AMCPN.
Comigo trago pessoas ambiciosas e com provas dadas na sociedade. Fortes nos seus domínios de atividade, fortes nas suas competências, nas diversas áreas do nosso programa. Unidas num programa exigente, motivante, inovador, projetado para o futuro. Diferenciadora, não é uma lista de continuidade. Somos uma equipa de pessoas que congregam todas as sensibilidades, quer sociais, quer ideológicas, quer culturais, com modos de vivenciar a sociedade distintos. Acreditamos que é nas diferenças que podemos melhorar! Acreditamos que é nas diferenças, que elevamos o Parque das Nações para o patamar onde ele merece estar!
Não nos iludamos!  A cidadania faz-se de práticas e de coragem. De bom senso e capacidade de intervenção. De dinamismo e vontade de vencer.  De sabermos trazer para junto de nós os melhores, os mais capazes, os mais interventivos, os líderes de amanhã. É assim e só assim que engrandecemos a participação na sociedade e que se consubstancia na AMCPN.
Respeitamos o passado e a experiência e por isso fazem parte da lista os 1ºs Presidente e Vice-Presidente da AMCPN que, com o seu know-how e experiência vão por certo contribuir ainda mais para uma lista despojada de interesses pessoais, focada num objetivo: Servir Todos!
Acreditamos num Parque das Nações para todos, sem elitismos. Residentes, Comerciantes, Visitantes, Turistas e Empresas. Num Parque das Nações, com zonas Norte, Sul e Poente. Com novos bairros e novos desafios. Conhecemos os problemas em pormenor, os anseios, as oportunidades, os pontos menos positivos. Seremos intransigentes na defesa deste espaço de todos.
Queremos mais sócios, mais protagonismo, mais autonomia e capacidade de intervenção.
Agora o futuro deve ser outro. Tem de ser outro!
 
Programa:
• Aproximar moradores e comerciantes, empresas e empresários, turistas e visitantes;
• Maior e melhor participação dos sócios nas atividades da AMCPN;
• Realização de debates e palestras;
• Criação de cultura de bairro;
• Actividades com os seniores e jovens;
• Bolsa de Voluntariado / Assistência domiciliária;
• Realização de atividades, culturais e lúdicas; promovendo e divulgando os artistas e artesãos do PN;
• Fomentar, apoiar e promover o comércio local (Exemplo: Concursos Gastronómicos, melhor montra);
• Revisão dos protocolos existentes e seu alargamento a outras entidades;
• Criação do cartão de sócio do PN, de forma a usufruírem/beneficiarem dos protocolos existentes;
• Apoio a empresas que queiram investir no Parque das Nações;
• Bolsa de Emprego e Empreendedorismo;
• Apoiar os Jovens na procura do 1º emprego. Elaboração de CV, apresentação em entrevista, técnicas de entrevista, etc;
• Promover ações em conjunto com a PSP;
• Turismo – Estabelecimento de parcerias com as empresas ligadas ao Turismo para promover a cultura e comércio existentes no Parque das Nações;
• Ser um interlocutor privilegiado com as APAIS e as entidades competentes;
• Disponibilizar informações a quem nos visita;
• Alteração dos estatutos, regulamento interno e eleitoral.

Este é o nosso programa. Claro e focado nas necessidades do nosso bairro. Transparente, coerente, assumido! Não cultiva a ambiguidade, não esconde os seus objetivos, não se disfarça.
E o próximo ato eleitoral é também o momento de uma escolha decisiva, em termos de agenda para a próxima AMCPN. Uma escolha entre dois projetos diferentes é certo, um baseado na continuidade e outro na inovação!
Contamos consigo para mudar o rumo, para juntos fazermos uma AMCPN moderna e ambiciosa, próxima dos moradores e comerciantes.
Temos uma visão ambiciosa para o PN. Queremos que cada dia este seja o melhor bairro para Viver, trabalhar, descansar e estudar!

Conto Consigo para isso!