Deputado visita escola

Nesta visita, entre alguns membros da escola e encarregados de educação, estiveram presentes: José Moreno, presidente da AMCPN, José Teles Baltazar, da AMCPN e promotor do encontro, Maria José Soares, presidente do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós e Jorge Bonito, da associação de pais e autor do projecto de arquitectura da escola.
O encontro passou pela apresentação da escola ao deputado, seguida de uma reunião. Durante a reunião o deputado João Gonçalves Pereira foi inteirado do dossiê ao pormenor. Planta do projecto da 2.º fase, valor do investimento, número de alunos que não se conseguem matricular actualmente e qual a gravidade do cenário futuro, caso a 2.ª fase do projecto não avance rapidamente. Maria José Soares explicou que se está a fazer tudo o que está ao alcance para se resolver o problema e o deputado deixou a promessa que iria, junto do Ministério da Educação, tentar perceber o que se passa. Referiu, ainda, que tendo noção do crescimento do Parque das Nações, as estruturas escolares têm, obviamente, que ser adaptadas a esse crescimento.

Parque escolar – Ponto de situação
A ESCOLA BÁSICA VASCO DA GAMA, criada pela Portaria nº 745/99 de 26 de Agosto, tem a sua ocupação esgotada funcionando em turno duplo, com 3 grupos do pré-escolar; 10 turmas do 1º ciclo (sendo 3 de 4º ano); 8 turmas do 2º ciclo (sendo 4 do 5º ano) e10 turmas do 3º ciclo, num total de 18 turmas de 2º e 3º ciclos.
Não foram admitidos, no presente ano lectivo, 57 candidatos ao 1º ciclo  e 58 candidatos ao 5º ano.

A ESCOLA BÁSICA DO PARQUE DAS NAÇÕES foi inaugurada a 17 de Dezembro de 2010, concluída a 1ª fase da obra.
O Estado Português e a Parque Expo celebraram em 4 de Setembro de 2009, um contrato que tinha por objecto, entre outros, a prestação de serviços de coordenação e gestão da operação de construção da Escola Básica Integrada da zona sul do Parque das Nações.
Posteriormente, em 13 de Maio de 2010, foi celebrado um acordo de revogação, tendo o Estado Português passado a assumir todos os procedimentos de contratação pública no âmbito do projecto em referência.
O projecto foi concebido com o objectivo da edificação das instalações escolares em 2 fases distintas. Na 1ª fase foram garantidas as salas para o Jardim de Infância e 1º ciclo, prevendo a 2ª fase a concretização das salas do 2º e 3º Ciclos, bem como refeitório, biblioteca e instalações desportivas comuns a todos os níveis e ciclos de educação ensino.
A Escola Básica Integrada do Parque das Nações foi, assim,  edificada  com os contributos da PARQUE EXPO, DRELVT e CML e consuma um legítimo anseio da população do Parque das Nações.
Este estabelecimento de educação e ensino, que foi devidamente apetrechado, mediante o empenho, esforço, apoio e participação das entidades envolvidas, numa primeira fase, funciona apenas com Pré-Escolar e 1º ciclo.
Actualmente, no ano lectivo 2012/2013, funciona em regime normal, com:
4 grupos do pré-escolar, 9 turmas do 1º ciclo, sendo 2 do 1º ano, 3 do 2º ano, 3 do 3º ano,  1 do 4º ano.
Não foram admitidos, no presente ano lectivo, 39 candidatos ao 1º ano.
Há a expectativa de o actual edifício ser ampliado, passando a funcionar, também, os 2º e 3º ciclos do ensino básico, com cerca de 30 salas de aula e um total previsto de quase 1000 alunos, proporcionando, assim, o percurso sequencial dos alunos que a frequentam.
Neste contexto, não se realizando a 2ª fase da obra, fica inviabilizada a sequencialidade dos alunos na mesma escola.

O percurso dos alunos pode prosseguir, no agrupamento, tendo em consideração que:
No ano lectivo 2013/14 há 47 crianças a frequentar actualmente a educação pré-escolar, que estarão em condições de entrar no 1º ciclo e, apenas, poderemos abrir, no máximo, uma turma do 1º ano.
Não se podendo alterar o número total de turmas existentes, uma turma vai para o 5º ano, na escola Vasco da Gama, mas inviabilizará a entrada de novos alunos no 5º ano, visto haver 3 turmas na escola Vasco da Gama a concluir o 4º ano.

(Informação cedida pelo agrupamento de escolas Eça de Queirós)