Crónicas do Sul

Carros estacionados em frente da Escola Parque das Nações

Todas as manhãs e finais de  tarde, alguns pais  estacionam em frente à Escola Parque das Nações para irem levar e buscar os seus filhos. Acredito que seja inadvertidamente, pois as pessoas já têm muito com que se preocupar, mas isso dificulta muito a passagem de outras viaturas e a segurança das pessoas. Também constatei isso na Escola Vasco da Gama quando os meus filhos estudavam  lá.Na  “nossa escola” a  situação melhora  quando se encontram os  agentes da PSP para evitar que isso suceda. Porém, seria muito importante que todos os pais estacionassem  o carro no “parque da escola”, dado que temos esta possibilidade. Eu sei que é muito mais fácil estacionar em frente da escola. É bem mais cómodo. E todos os pais que colocam o carro dentro do “parque da escola” também devem pensar o mesmo…. No entanto, a rua já é tão estreita que não comporta esta situação. Por esse motivo, a PSP tem de disponibilizar Agentes para “manter” a ordem no local.  
Falei com a coordenadora da Escola PN, Filomena Vitorino,  que  refere: “É importante que os pais estacionem no parque provisório da escola, e não na rua em frente, pois essa situação complica,  muitas vezes,  a passagem de outras viaturas. Queremos passar às nossas crianças o conceito de respeito pelos outros. A escola é um lugar de aprendizagem e gostaríamos que não fosse só em aspectos  académicos, mas também, em termos comportamentais e cívicos. É aqui que se formam os cidadãos do futuro e tudo o que sejam formas para valorizar estes aspetos, a Escola PN apoia.”
Segundo o subcomissário Armando Fragoso “temos tido Agentes destacados para assegurar o escoamento de trânsito frente à escola. As viaturas  ocupavam a faixa de rodagem, impedindo outras de circular. Mas outro aspeto, muito importante, é que põem em risco a segurança das crianças e dos próprios pais,  pois fazem o atravessamento nas faixas de rodagem.  E isso pode dar origem a atropelamentos, como já tem acontecido noutras situações. A nossa finalidade é que os pais utilizem o espaço de estacionamento cedido, provisoriamente, pela Parque Expo”. E acrescenta: “O propósito da PSP é contribuir para a segurança da comunidade, apelando ao bom senso das pessoas para o cumprimento das regras de trânsito e a ausência de situações de risco e acidentes”.

 
Se todos os pais colaborarem, estacionando o carro dentro do parque, a PSP podia deslocar-se para outros locais, apesar de fazer sempre a patrulha pela escola.  Deixava de haver autuações, o trânsito escoava e a segurança das pessoas estava defendida. Não gostaria que acontecesse o que um pai, hoje de manhã, dizia: “Quando acontecer aqui um acidente é que as pessoas se vão aperceber…” Pela minha parte procurei dar o meu contributo alertando para esta ocorrência. Mas pela sua parte, estimado leitor, contribua também, alertando quem puder,  para esta situação. Se todos nós sensibilizarmos uma pessoa, já vai fazer a diferença.
Vamos todos contribuir para um Parque das Nações onde exista segurança e respeito pela liberdade dos outros.

Cheiro perto do Parque infantil da Zona sul

Certo dia, ao  conversar – perto do parque infantil – com uma residente na zona sul, surgiu o tema do cheiro que, por vezes, ali se sentia.  Eram situações pontuais,  mas até o meu marido e eu já tínhamos constatado várias vezes, sobretudo com o tempo quente. Pensava que seria proveniente de uma estação elevatória próxima do Parque Infantil e que pertence à ETAR, na Zona Norte. Mas fonte próxima desta Estação de Tratamento de Águas Residuais explicou que não é possível que seja, como poderão ler na reportagem feita, sobre a ETAR de Beirolas, nesta edição (pág.14). Contactada pelo NP, esta estação de tratamento garantiu não ser responsável por esta situação disponibilizando-se para, quando se voltar a verificar estes odores, deslocarem-se ao local na tentativa de perceber a verdadeira causa.  Aguardamos, então, novidades nesta matéria.

As ruas são de todos nós

Ao conversar com um vizinho,  Gonçalo Peres – da Cineteka –  que tem 2 cães, surgiu o tema de apanhar os dejetos. Falávamos o quanto  era desagradável existirem detritos desta natureza no meio da rua.  O mais curioso é que ele  disse-me que, muitas vezes, apanhava os dos seus cães e os dos outros,   cujos donos os deixavam lá… Cheguei mesmo a ser testemunha disso.  Claro  que lhe agradeci por ter feito essa ação  por nós e felicitei-o pela sua atitude.
Há pessoas que têm uma forma ativa de estar na vida e, mais do que  criticarem, “fazem alguma coisa”. Ter vizinhos assim é um privilégio.

Escrito pelo novo acordo ortográfico
Rita Vitorino de Carvalho
[email protected]