Crónica do Parque

autores_josebaltazar_round_100x100

Aproveitando a deslocação ao Parque das Nações do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa a propósito do 15º aniversário do Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva e no intuito de colocar na ordem do dia a “degradação do nosso Espaço Urbano Público, um grupo de cidadãos apartidário e preocupado com a situação de desleixo a que a freguesia tem sido votada pelos serviços competentes, compilou mapas e imagens de alguns problemas detetados de modo a interpelar o ilustre visitante. A iniciativa espontânea foi previamente divulgada nas redes sociais das forças vivas locais.

No final da visita ao museu, após recordar a António Costa o seu compromisso (in Diário de Notícias 1/12/2012) assumido com a população deste espaço, entreguei ao seu gabinete a pasta “A Queda de Um Bairro”, retrato triste e cru da decadência do equipamento comum pelo desinvestimento intencional. Um alerta que serve para Memória Futura e de guião para a reparação dos danos que levou o autarca a pronunciar-se sobre o assunto aos jornalistas presentes.

A acreditar nas suas palavras, “Vamos iniciar agora no mês de agosto a intervenção sobre o passadiço” e de seguida fala em avançar para a reconstrução da estrutura central da Alameda dos Oceanos. Adiantou também que a degradação dos espaços verdes no Parque das Nações é uma “situação felizmente em ultrapassagem porque a manutenção já se iniciou na segunda-feira” (dia 21), apesar de nada ter sido executado até ao presente.

Igualmente foi transmitido o descontentamento e tristeza dos moradores, trabalhadores, comerciantes, utentes e até turistas, pelo (mau) estado de uma urbe imaginada como marca da excelência nacional e cujo simbolismo extravasa as fronteiras do Parque das Nações, de Lisboa e mesmo do País.

Tivemos a grata companhia de José Borralho, presidente do CD Olivais e Moscavide que convidou o edil para visitar o maior clube da freguesia do Parque das Nações que conta com 104 anos de existência, teve o 1º campo em frente à Doca dos Olivais e a 1º sede onde hoje está a Gare do Oriente. Depois de uma fase difícil está numa curva ascendente e esta época foi Campeão de Futebol Sénior da AF Lisboa (equipa amadora). Nas suas instalações que desejam abertas à comunidade local, estão neste momento a proceder a trabalhos de remodelação e melhorias do equipamento.

José Teles Baltazar

http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/15-anos-do-pavilhao-do-conhecimento-ciencia-viva

links:

http://www.noticiasaominuto.pt/politica/254615/degradacao-no-parque-das-nacoes-e-situacao-em-ultrapassagem

http://www.jornaldamadeira.pt/artigos/ant%C3%B3nio-costa-diz-que-degrada%C3%A7%C3%A3o-no-parque-das-na%C3%A7%C3%B5es-%C3%A9-%E2%80%9Csitua%C3%A7%C3%A3o-em-ultrapassagem%E2%80%9D

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/degradacao-no-parque-das-nacoes-e-situacao-em-ultrapassagem-diz-antonio-costa