Consulta Pré-Natal em Pediatria


O nascimento do 1º filho ( tornar-se família ) ou de um novo filho é um dos acontecimentos mais significativos na vida dos futuros pais, e desejavelmente, do projecto de vida de um casal.

Daí a importância de uma conversa  com o pediatra que vai seguir aquele bebé, que permita estabelecer uma verdadeira aliança entre este profissional de saúde e os pais,  desenvolvida através de um diálogo permanente sobre os aspectos relevantes da saúde e comportamento do bebé, desde o fim da gestação, nascimento e cuidados precoces e ao longo do posterior crescimento e desenvolvimento do futuro filho.

O objectivo principal é a promoção das competências necessárias para o exercício exigente da parentalidade. Ajudar os pais a responder adequadamente às necessidades do bebé, expressas através da sua linguagem gestual e comportamental, é crucial para o sucesso das tarefas adaptativas deste às exigências do seu novo mundo.

O  antecipar com os pais os  problemas e desafios mais comuns relacionados com o recém-nascido, no parto, pós-parto  (numa perspectiva pediátrica ) e primeiros dias de vida, permite um aconselhamento antecipatório face aos problemas, mudanças e desafios desta nova etapa da vida do filho e dos seus pais, tanto mais relevantes quanto as famílias nucleares, mesmo as tradicionalmente estruturadas, estão frequentemente desacompanhadas do apoio e saberes da família alargada.

O que já sabe do bebé que vai nascer? Como é este bebé imaginado e quais as expectativas que tem face a este bebé imaginado? (apesar dos modernos avanços da imagiologia ecotomográfica)

Quais as circunstâncias significativas (saúde, socioeconómicas e culturais da família e  como decorreu a gestação)?

Abordar :
Quais as condicionantes  mais relevantes no parto e pós-parto favorecedores de uma vinculação com a mãe , no contacto precoce?

Quais os procedimentos favorecedores do sucesso do aleitamento materno?  Como e quando a primeira mamada? A amamentação e dificuldades previsíveis e estratégias para as ultrapassar .

Quais os aspectos mais frequentes relacionados com a puericultura em geral ,o sono e posição de dormir, a alimentação, a higiene, a segurança – desde o berço ao 1º transporte – etc.,etc..

Como gerir a estadia na maternidade desde as visitas à preparação dos irmãos.

Abordar o tema da educação e ida para a creche e jardins de infância  onde irá passar tanto tempo a interagir e socializar com os circundantes  mais significativos fora da família. Considerar desde as instalações e equipamentos às práticas pedagógicas e inscrição atempada.

Estar disponível para responder a todas as dúvidas, curiosidades e dos futuros pais, mesmo aquelas que ultrapassam as fronteiras tradicionais do âmbito estritamente médico….

…sabendo que a descoberta da individualidade única daquele bebé (ou criança) nas suas características temperamentais, forças e fraquezas, e o mais importante da aprendizagem das atitudes e comportamentos adequados por parte dos pais, não se aprende nos livros mas em ter tempo (um recurso vital!), estar atento e disponível e deixar falar a intuição  e o afecto.  

Pedro Ferro Meneses
Pediatra
Centro Brazelton Portugal