Campanha “Throttleman apoia os oceanos”

[vc_row type=”full_width_background” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][vc_column_text]

 

Conhecidos os vencedores do “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel”

“Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?” e “Deep reefs” são os dois projetos vencedores da primeira edição do “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel”. Ao todo foram oito os projetos que apresentaram candidaturas ao “InAqua”, criado com o objetivo de estimular o setor empresarial e a sociedade civil a envolverem-se ativamente na conservação dos ecossistemas aquáticos.

O montante de 25.000€ do “InAqua”, doado nesta edição, na totalidade e em exclusivo, pela Throttleman através da angariação resultante da venda da linha de t-shirts produzida no âmbito da campanha solidária “Throttleman apoia os oceanos”, será repartido entre os dois projetos vencedores (ver sinopse dos dois projetos em baixo).

“A Conservação da Biodiversidade dos Oceanos” foi o tema desta primeira edição do “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel” no âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade, que se assinala em 2010. Esta edição pretendeu apoiar, projetos que, direta ou indiretamente, contribuam para a sobrevivência de espécies marinhas ameaçadas, que melhorem o conhecimento sobre as espécies que habitam os oceanos e que promovam a manutenção da biodiversidade existente.

A aposta na criação do “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel”, por estas duas entidades, enquadra-se no âmbito das suas missões que se identificam num pilar comum: a conservação da biodiversidade. Aumentar o interesse da sociedade pela conservação dos ecossistemas aquáticos, bem como contribuir para a promoção de projetos de conservação em Portugal são dois objetivos que o Oceanário de Lisboa e o National Geographic Channel se propõem a alcançar com este projeto.

A fase de candidaturas à 1.ª edição do “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel” decorreu entre os dias 19 de Maio e 23 de Julho (inclusive) de 2010.

Para mais informações sobre o “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel”, consultar www.oceanario.pt/inaqua.

 

SINOPSE DOS PROJETOS VENCEDORES:

 

“Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?”

Este projeto será desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Biologia Pesqueira e Hidroecologia (CCMAR, Universidade do Algarve) em parceria com o Project Seahorse (University of British Columbia e Zoological Society London).

O projeto “Cavalos-marinhos em risco na Ria Formosa?” pretende atingir três objetivos principais:

Investigar as causas determinantes do declínio das populações de Hippocampus hippocampus (nome comum: cavalo-marinho) e Hippocampus guttulatus (nome comum: cavalo-marinho-de-focinholongo) na Ria Formosa; propor as medidas de mitigação que permitam a recuperação dos efetivos para valores verificados no passado recente e contribuir para elaboração de um plano de recuperação e conservação destas duas espécies.

“Deep reefs”

Desenvolvido pelo CCMAR (Universidade do Algarve) em parceria com várias entidades, o projeto

“Deep reefs” pretende mapear a biodiversidade marinha dos habitats dos recifes entre 30 e 70 m de profundidade, na Reserva Marinha do arquipélago das Berlengas, no Parque Marinho do sítio Arrábida/Espichel e na costa sul Algarvia, entre Armação de Pêra e Lagos, com o objetivo de recolher informação sobre espécies e os habitats para integrar uma plataforma de gestão de areas marinhas.

Simultaneamente será implementada uma campanha de divulgação e de sensibilização sobre a importância destes habitats recorrendo a ferramentas Web, sessões e palestras de divulgação e comunicações em workshops ou congressos.

[/vc_column_text][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][/vc_column][/vc_row]