BMW 320D

Com a oportunidade que nos foi dada para conduzir o novo Serie 3 e, após já termos  ensaiado o seu rival alemão, mentalizei-me que seria difícil surpreender-me, tal o nível de qualidade, comportamento atingido pelo concorrente.

Mas curiosamente, aquela que era a nossa realidade há uns meses, rapidamente deixa de o ser. Seja porque o mercado mudou, seja pelas novas tecnologias, seja pelos mercados emergentes que ditam novas regras, seja pelo patamar que uma marca se propõe atingir.

O serie 3 surge assim num momento em que o mercado continua em queda  vendas, mas onde o fenómeno interessante surge – a venda de menos carros, mas de maior qualidade. E o 320D reflecte isso mesmo. Coloca a fasquia deste segmento ainda mais alta, melhora todos os pontos face aos rivais, acrescenta-lhe um comportamento dinâmico de exceção, um motor disponível em qualquer faixa  de regime e uma suavidade que satisfaz os mais exigentes.

Se, no exterior o 320D  se “cola” à imagem do serie 5 (e ainda bem) com uma frente similar (embora gostemos mais da do seu irmão mais velho) e onde a fluidez das linhas, mostra um modelo bem desenhado, com óbvios cuidados na manutenção da identidade BMW, já no interior (e tal como no serie 5) o modelo é um decalque bem conseguido. A qualidade de construção e de acabamentos de nível superior, o detalhe colocado nos mais diversos pormenores, como por exemplo, no novo monitor central onde “cai” toda a informação da viatura, desde consumos, telefone, navegação, detalhes da condução.

Sendo esta versão Luxury  dotada de estofos em pele e caixa automática de 8 relações (com um ligeiro delay mas nada de assinalável), tornam o ambiente a bordo ainda mais representativo e com uma perceção de qualidade ainda maior.

Mas onde se continua a perceber a diferença desta marca face ao rival é precisamente no comportamento em estrada, no modo assertivo como “se aponta” para a curva e, sem mácula ele mantém a trajetória.

Em resumo, numa viatura que custa 45.000€ e no nível Luxury, podemos contar com o eficiente sistema EfficientDynamics  que ajuda a manter consumos em autoestrada e sem cuidados na gestão da velocidade, próximos dos 5,2 l/100km. Mesmo desligando o sistema e optando pelo modo SPORT+ (sem ajudas eletrónicas) torna-se difícil fazer o 320 perder a compostura.

Agradecemos à Caetano Baviera EXPO (zona norte) a cedência da viatura para a realização dos ensaios BMW e fica lançado o convite  para se juntarem a nós e ir conhecer e experimentar a nova BMW Série 3 Touring, nos próximos dias 22 e 23 de Setembro, no concessionário Caetano Baviera EXPO entre as 10h00 e as 18h00, sem dúvida, uma das próximas viaturas em ensaio desta marca.