BMW 116D – Eficient Dynamics

Existe uma linha que separa a BMW da concorrência alemã – o comportamento, a dinâmica, o conforto e os consumos contidos. Este podia bem ser o slogan do BMW 116D!

Neste novo modelo a frente surge mais estilizada e segue a bitola dos seus irmãos mais velhos, transmitindo ao mesmo tempo, dinamismo e solidez. A traseira foi também alvo de alterações mais visíveis ao nível dos farolins traseiros, agora mais quadrados e de plástico escurecido.
No interior, a qualidade dos materiais, face ao seu antecessor, deu um enorme salto qualitativo, apresentando o tablier numa única peça de plástico mole, mais virado, como já é hábito, para o condutor.
Nesta versão de acesso de gama, com preços a partir de 27.800€ (31.000€ na versão ensaiada, devido às jantes de liga leve, volante em pele, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, pintura metalizada e todas as despesas incluídas), o BMW oferece um conjunto de atributos onde sobressai o sistema que modifica, entre outros, a rigidez do acelerador permitindo-nos reaprender a conduzir em modo mais ambiental (leia-se económico) e onde o jogo é tentar perceber quantos mais quilómetros fazemos no modo Eco Pro, ao invés do modo confort ou Sport. Confesso que cheguei ao final do ensaio com +75.8kms neste modo, com médias de 3.9litros a 4.5litros a 90 ou 120km/hora, sendo que exagerando (até 145km/hora) a média podia subir até aos 5.8 litros (sempre com AC ligado).
O completo painel de instrumentos em tudo idêntico aos seus irmãos de gama, inclui uma excelente visibilidade e um intuitivo computador de bordo. Relativamente à posição de condução esta é muito boa, sendo que gostaríamos de uns bancos mais envolventes e o apoio de braços. Na traseira o espaço para passageiros é ajustado face ao segmento onde se insere.
Em resumo, a marca assume claramente que este é um mercado muito interessante e apresenta um produto bem conseguido e com grandes argumentos para fazer valer o bom nome alemão que ostenta. Nesta versão de acesso de gama, o motor 2.0D com 116CV cumpre com eficácia o que lhe é pedido, com consumos comedidos e, seja em autoestrada ou estradas nacionais, vem ao de cima o bom comportamento, chassis e o conforto deste modelo, com uma caixa de 6 velocidades bem escalonada e precisa, com o sistema Start-Stop muito eficaz e quase imperceptível,  que ajuda nos consumos obtidos.

Os nossos agradecimentos à Caetano Baviera Parque das Nações a cedência da viatura para este ensaio, representante de automóveis e motos BMW e automóveis MINI.
http://www.baviera.pt/lisboa/empresa/localizacao/index.htm