Arranque Escolar

Os monoblocos para os alunos da nova Escola Parque das Nações, a criação dos agrupamentos escolares, as principais preocupações dos encarregados de educação foram alguns temas falados com o professor Artur Pastor e as professoras Maria José Sores e Teresa Godinho do novo agrupamento de Escolas Eça de Queirós do qual as Escolas Vasco da Gama e Parque das Naçoes fazem, agora, parte.

Como decorreu o processo de inscrições? Quantos alunos estão inscritos (nas duas escolas)?
O processo de inscrições decorreu com normalidade. A escola Vasco da Gama recepcionou as inscrições para a escola do Parque das Nações. Com a introdução de áreas de influência distintas para os dois estabelecimentos de ensino no Parque das Nações, foi necessário fazer ajustamentos de última hora, tendo atrasado a publicação de listas de inscrições para os dois estabelecimentos. Após a confirmação, por parte da DRELVT, de que as inscrições para a escola do Parque das Nações iriam decorrer na Escola Vasco da Gama, a informação foi divulgada à Comunidade Educativa.
Número de alunos da Escola Vasco da Gama:
Pré-escolar – 3 salas – 62 alunos; 1º Ciclo – 8 Turmas em turno Duplo – 198 alunos ; 2º Ciclo – 7 Turmas – 179 alunos; 3º Ciclo – 10 Turmas – 250 alunos.
Número de alunos da Escola Parque das Nações:
Pré-escolar – 4 salas -96 alunos;1º Ciclo – 3 Turmas do 1º ano – 72 alunos e 1 turma do 2º ano – 25 alunos.

Que reacções têm tido por parte dos pais dos alunos ao facto de as duas escolas irem funcionar no recinto da Vasco da Gama, durante o primeiro trimestre?
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Vasco da Gama demonstrou, desde o início, a sua preocupação com a colocação dos monoblocos climatizados para alojar as turmas da escola do Parque das Nações até à conclusão da primeira fase da obra. Estranharam a decisão da tutela quando no ano anterior não se avançou com a colocação de um monobloco na Vasco da Gama, por se considerar não existirem condições de segurança. A justificação apresentada é a de que este ano a situação será transitória, não devendo ultrapassar o primeiro período.

Quais sãos as principais preocupações dos encarregados de educação?
As principais preocupações dos encarregados de educação dos alunos das turmas a funcionar em monoblocos prendem-se com a segurança do espaço da escola Vasco da Gama, nomeadamente com a vigilância e acompanhamentos dos seus educandos. Lamentam que os monoblocos não tenham casa de banho e que as crianças tenham de se deslocar até às instalações sanitárias mais próximas, especialmente em dias de chuva. Outra preocupação é a gestão dos espaços de recreio, pois as turmas do 1º ciclo do Parque das Nações estão inseridas na área exterior afecta ao 2º e 3º ciclos. A sobrelotação do refeitório, numa escola com quase o dobro da ocupação inicial prevista, é uma preocupação extensível a todos os Encarregados de Educação, assim como a manifesta insuficiência de assistentes operacionais. No início do presente ano lectivo a escola Vasco da Gama deixou de ter contratos de emprego e inserção para assistentes operacionais, uma vez que a sua colocação foi temporária. Com a colocação de 4 turmas em monoblocos climatizados e com a necessidade de reforço de acompanhamento e vigilância dos alunos, o problema da insuficiência de pessoal não docente é uma realidade muito preocupante para toda a comunidade escolar. A tutela prometeu dotar o agrupamento de escolas com mais assistentes operacionais, mas tal ainda não aconteceu.

Que medidas foram criadas para conseguir que decorra tudo dentro da normalidade?
O Agrupamento de Escolas Eça de Queirós foi constituído no dia 1 de Agosto integrando a Escola Secundária Eça de Queirós e as Escolas Básicas Vasco da Gama e Parque das Nações . Nessa altura, já a preparação do ano lectivo, turmas e horários, estava em curso; mesmo assim, realizou-se o lançamento do ano lectivo de forma integrada, trabalhando arduamente para a possível uniformização, administrativa e pedagógica e para que o ano se iniciasse com toda a normalidade: procedeu-se à calendarização de todas as reuniões com Docentes, não Docentes, Pais e Encarregados de Educação, para informação e preparação das actividades lectivas e realizaram-se as apresentações a todos os Alunos do Agrupamento, por nível de Ensino.
Como a Escola do Parque das Nações se encontra em fase de acabamento, a solução encontrada para dar resposta aos Alunos do 1º Ciclo foi colocar, durante um curto espaço de tempo, monoblocos climatizados, para salas de aula, nas instalações da Escola Vasco da Gama. Na nova Escola, em prol do adequado funcionamento e da qualidade do serviço, o ensino pré-escolar só tem início após a conclusão e entrega da primeira fase da obra.
Decorrida a primeira semana de aulas, tudo funciona, com tranquilidade, dentro da normalidade habitual nas três escolas.

O que vai mudar com a criação dos agrupamentos escolares?
Quanto ao processo de ensino aprendizagem e relativamente aos Alunos e Famílias, nada muda; relativamente à  organização e gestão, há alterações significativas que requerem um elevado esforço de administração e gestão.
O agrupamento de escolas  é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios, constituída por estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas de todos os níveis de ensino, com vista a proporcionar um percurso sequencial e articulado dos alunos e favorecer a transição adequada entre níveis e ciclos e realizar a gestão racional dos recursos; assim, a gestão de recursos humanos, pedagógicos, patrimoniais, administrativos e financeiros passa a ser integrada, mantendo-se a identidade e designação de cada uma das escolas.
O Agrupamento de Escolas Eça de Queirós integra equipamentos escolares modernos e de elevada qualidade, com uma oferta  educativa e formativa, muito abrangente, destinada tanto a crianças e jovens como a adultos.

Têm alguma mensagem que queiram passar aos pais?
O desafio, porventura o mais arrojado, será, preservando a identidade de cada uma das Escolas, numa necessária aculturação, aglutinar as idiossincrasias e promover uma unidade escolar de que a Comunidade Educativa, e envolvente, se orgulhe. A Missão é a Educação e Formação, inicial e ao longo da vida, nas vertentes da Educação, da Instrução, do desenvolvimento de competências, da promoção de saberes e da qualificação escolar ou profissional. A Visão é de um Agrupamento de Escolas de Qualidade e de Excelência, a todos os níveis.