A Arte de Ler no Parque

[vc_row type=”full_width_background” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][image_with_animation image_url=”6010″ alignment=”” animation=”Fade In”][divider line_type=”No Line” custom_height=”20″][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”full_width_background” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left”][vc_column enable_animation=”true” animation=”fade-in-from-left” column_padding=”padding-3-percent” column_padding_position=”right” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/2″][vc_column_text]No preciso momento em que abro a caixa de correio e encontro o pedido do Miguel Meneses para enviar esta crónica, vários temas me assaltam ao mesmo tempo e eu não sei bem por qual optar. A verdade é que hoje me apetece falar de tudo e de nada, sem ordem estabelecida, deixando correr as palavras a ver onde é que elas chegam… Mas não! A minha consciência não me deixa ir por aí. Pelo contrário, grita-me, exige-me que vos conte a reunião que eu tive há dias com a equipa do pelouro da Cultura da nossa ainda recente Junta de Freguesia.

A reunião desempoeirada, flexível e aberta a novas ideias, chefiada pelo Engenheiro Figueiredo Costa, foi uma verdadeira lufada de ar fresco para mim, por vezes ainda carregada de ideias um pouco preconceituosas em relação ao espírito inovador de alguns autarcas. Com efeito, vi-me de repente no meio de pessoas energéticas, predispostas à inovação, decididas a espalhar cultura pelo parque. E a verdade é que, sem qualquer expectativa, fui surpreendida por um encontro no qual tentámos fazer uma verdadeira tempestade de ideias para, juntos, encontrarmos a melhor res- posta ao desafio que aqui lancei: a criação de uma primeira cabine de livros no nosso Parque das Nações.

Pretende-se com esta cabine de livros criar um espaço onde todos possam ir buscar e deixar livros a qualquer momento, a custo zero, respeitando apenas algumas regras básicas essen- ciais que atempadamente aqui vos deixaremos. No entanto, para começar, nesta primeira cabine gostaríamos de conseguir oferecer os seguintes setores temáticos: Romance Atual, Romance Clássico, Poesia, Literatura Infantil, Roteiros de Viagem, Livros Técnicos e Livros de Autores do Parque das Nações.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column enable_animation=”true” animation=”fade-in-from-right” column_padding=”padding-3-percent” column_padding_position=”left-right” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/2″][vc_column_text]Assim, queridos leitores, serve a presente crónica para vos pedir apenas duas coisas fundamentais: primeira, que comecem a selecionar, de entre os vosso livros, aqueles que poderão disponibilizar para a nossa primeira cabine de leitura que, desde já vos garanto, marcará o início de uma revolução dos leitores do Parque das Nações; segunda, que enviem para o jornal ou para o meu e-mail, locais onde gostassem de ver colocada esta primeira cabine de livros.

Porque chegou a hora de trazer os livros ao Parque e espalhá-los pelos nossos espaços. Porque ler continua a ser uma porta principal para o contacto com o mundo, com os outros e connosco próprios. Porque queremos que, no nosso bairro, a leitura esteja omnipresente, livre, solta. Porque ler é também voar e nós queremos fazer do nosso bairro um local de pessoas mentalmente livres, com ideias novas, abertas à mudança e recetivas ao sonho.

E se, como diz Alberto Manguel, nós somos aquilo que lemos, urge fazer do parque das Nações de leitores, onde surjam cada vez mais eventos relacionados com os livros, onde aconteçam clubes de leitura, onde todos os leitores do bairro possam trocar livros e leituras entre si.[/vc_column_text][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][image_with_animation image_url=”6813″ alignment=”center” animation=”Fade In”][/vc_column][/vc_row]