Cabeçudos – Agenda de Abril

Agenda Cabeçudos

1) Oficina de Teatro

Data: 2, 9, 16, 23 e 30 de Abril

Hora: 10h

Duração: 1h

Idade: maiores de 4 anos

Preço: 5 euros por pessoa

Dinamizador: Irina Tuvalkina

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição:

O teatro é o palco por excelência para o cruzamento das várias manifestações artísticas. Partindo dessa ideia, e recorrendo às técnicas da dança, do teatro e do movimento criativo, esta oficina pretende aproximar as crianças dos livros e da leitura, ajudando a promover a reflexão, a expressão dos pensamentos e o desenvolvimento de forma divertida. Vamos dançar, cantar, pintar, falar sobre muitas coisas! Vamos pensar, vamos criar todos juntos!

Dinamizador: Irina Tuvalkina é actriz e professora de teatro, dança criativa e yoga, tendo participado em várias produções nacionais em instituições como o Teatro Nacional São Carlos, o Centro Cultural de Belém, ou o Maria Matos. Estudou Teatro no GITIS – Instituto Nacional de Arte Teatral, em Moscovo, realizou o curso profissional “Dança na comunidade” no Fórum Dança e, de momento, encontra-se a frequentar o Mestrado em Teatro e Comunidade na Escola Superior de Teatro e Cinema.

2) Grupos A PAR – Sessões semanais com a Associação A PAR

Data: 6, 13, 20, 27 de Abril às 10:30h (para famílias com crianças dos 0 aos 3 anos) / 7, 14, 21, 28 de Abril às 17:30h (para famílias com crianças dos 3 aos 6 anos)

Duração: 1h

Preço: 40 euros por mês para famílias com uma crianças e 50 euros por mês para famílias com duas crianças ou mais.

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição:

A partir do mês de Abril, pais e educadores têm a oportunidade de fazer parte de um dos Grupos A PAR, grupos que se reúnem semanalmente e, durante uma hora, podem desfrutar de um ambiente dominado pela música, rimas, jogos e brincadeiras, leituras a par, narração de histórias, diálogos e recomendações sobre temas educativos, entre outras actividades. A realização das sessões está condicionada à existência de um número mínimo de 10 famílias participantes.

Dinamizador:

Associação A PAR Aprender em Parceria é uma organização sem fins lucrativos que cria oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem para crianças dos zero aos seis anos. Inspirou-se no projecto PEEP (Peers Early Education Partnership), criado em Inglaterra em 1995, na cidade de Oxford, um projecto de educação que promove a aprendizagem em parceria entre pais e/ou cuidadores e suas crianças, com o objectivo de criar vínculos afectivos estáveis que favoreçam a predisposição positiva para a aprendizagem.

 

3) Conta-me histórias… Avós

Data: 3 de Abril

Hora: 11h

Duração: 45 min.

Idade: maiores de 3 anos

Preço: 5 euros por criança

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição: “A avó sorriu e foi ver-se ao espelho: -Sou feia como uma galinha sem penas. -Não digas isso, mulher! Tu és bonita como o sol! E faz o favor de te despachar que temos de ir dançar”. E assim começa esta história sobre dois avós que, apesar de serem muito velhinhos, continuam muito apaixonados…muito apaixonados e muito modernos!

Dinamizador: Bruno Batista é licenciado em Animação Cultural e Educação Comunitária e tem formação nas áreas de teatro e animação, tendo participado como actor em várias produções teatrais. Como contador desenvolve a sua actividade por todo o país, trabalhando essencialmente com bibliotecas, escolas e em feiras do livro. Participou em alguns festivais de Narração Oral e dinamizou um programa radiofónico intitulado “Conto num minuto”. É contador e formador na Fundação do Gil desde Janeiro de 2006.

4) Apresentação do livro Saudade, um conto para sete dias

Data: 7 de Abril

Hora: 18h

Duração: 1h

Idade: todas as idades

Preço: entrada livre

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição: Vai acontecer na CABEÇUDOS! Diríamos mesmo vai ser um acontecimento! A Bags of Books vai editar uma pérola da literatura infantil! O título, com texto de Cláudio Hochman e ilustração de João Vaz de Carvalho, não pode ser mais sugestivo. Pelas 18:00h de quinta-feira, 7 de Abril, o Comissário da Ilustrarte Eduardo Filipe e a atriz Ana Cloe terão o prazer de nos mostrar o livro. O evento também contará com a presença do autor e do ilustrador da obra.

 

5) Conta-me histórias… Ainda nada?

Data: 10 de Abril

Hora: 11h

Duração: 45 min.

Idade: maiores de 3 anos

Preço: 5 euros por criança

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição: “Ainda nada?” – perguntava todos os dias o protagonista desta história enquanto olhava com expectativa o buraco na terra onde tinha plantado uma semente. Até que um belo dia… Esta é uma pequena história que nos ensinar uma grande lição sobre a importância da paciência e da perseverança, e sobre o tempo que cada coisa tem no ciclo da vida. Há um tempo para semear, um tempo para esperar e um tempo para colher que não devemos violar.

 

Dinamizador: Liliana Lima é formada pela Universidade Católica de Lisboa em Desenvolvimento Pessoal e Profissional e é fundadora e coordenadora do projecto “O quarto da lua”, um projecto para o qual contar histórias vai além da mera narração ou mediação de leitura, sendo antes um processo que desencadeia novas leituras e descobertas do mundo. Afinal, como bem defende “O quarto da lua”, andar com a cabeça na lua é a forma ideal para garantirmos que um dia vamos assentar os pés na terra com conhecimento e convicção.

 

 

6) Observação de aves no Parque Tejo

Data: 12 de Abril

Hora: 15h

Duração: 1:30h

Idade: aconselhável a partir dos 6/7 anos

Preço: entrada livre

Local: O ponto de encontro será na livraria Cabeçudos-R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição:

Com cerca de 80 hectares e uma flora e fauna diversificada, o Parque Tejo é um espaço privilegiado para a observação da fauna do estuário do Tejo. É precisamente essa a actividade que lhe propomos: observar as aves deste habitat num percurso que realizaremos desde a Torre Vasco da Gama até ao Trancão. Aconselhamos trazer binóculos a quem tiver

 

Dinamizador: Maria Amália Pinto e Graça Ribeiro são duas professoras do ensino secundário da área das ciências, com uma vasta experiência no ensino e uma verdadeira paixão pela natureza.

7) Conta-me histórias… Tanto, Tanto!

Data: 17 de Abril

Hora: 11h

Duração: 45 min.

Idade: maiores de 3 anos

Preço: 5 euros por criança

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição: Todos queriam abraçar o bebé, beijá-lo e apertá-lo porque todos o amavam tanto, tanto! Elsa Serra volta à Cabeçudos com o seu saco mágico para nos contar esta história sobre o amor e a união familiar, bem ritmada e cheia de ternura. A partir da história do livro “Tanto, Tanto!”, de Trish Cooke, e do conteúdo do saco mágico, as crianças são levadas a envolverem-se em actividades de “narração” de uma história inventada por eles, com o prazer de quem brinca.

Dinamizador: Elsa Serra – Contadora de histórias desde 1999, trabalha desde 2001 com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas no programa de Itinerância de Promoção da Leitura. É também escritora – publicou o livro Quero ser Escritor – Manual de Escrita Criativa (com Margarida Fonseca Santos), em 2007, e dois livros infantis: O Senhor das Barbas Brancas (2003) e A Lua Ensonada (2004) e colaboradora da Casa da Leitura da Fundação Gulbenkian.

8) Apresentação do Os monstrinhos da roupa suja

Data: 20 de Abril

Hora: 18h

Duração: 1 hora

Idade: todas as idades

Preço: entrada livre

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição: Os monstrinhos da roupa suja marca a estreia na literatura infantil do escritor Ricardo Adolfo, um dos autores de destaque da nova geração da ficção portuguesa. O livro será apresentado pelo próprio autor e pela ilustradora Jessica Kersten e haverá uma pequena encenação a cargo do Teatro do Biombo.

9) Oficina de Filosofia e Criatividade – “A Aleg(o)ria da Caverna”

Data: 23 de Abril

Hora: 11:00h

Duração: 1h

Idade: Pais e crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos

Preço: 5 euros por pessoa

Dinamizador: Joana Sousa é responsável pelo projecto “Filosofia para Crianças, Criatividade & Meia Dúzia de Chapéus às Cores”, uma iniciativa criada com o objectivo de combinar a filosofia e a criatividade, de forma a facilitar a aprendizagem e a estimular o pensamento abstracto e conceptual das crianças.

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição

Todos os meses a Cabeçudos passa a ter na sua agenda esta oficina de filosofia e criatividade, que se pretende seja uma actividade de continuidade. Filosofar pode ser divertido e é uma das ferramentas por excelência para treinar a mente. É isto o que pais e crianças podem descobrir juntos nesta oficina que combina a filosofia para crianças com técnicas de criatividade, de forma a permitir tirar partido desse questionar sobre o mundo que começa com a idade dos “porquês”.

10) Conta-me histórias… Leonardo, o monstro terrível

Data: 24 de Abril

Hora: 11h

Duração: 45 min.

Idade: maiores de 3 anos

Preço: 5 euros por criança

Local: Livraria Cabeçudos – R. Comandante Cousteau, Lote 4.04.01 Loja A

Descrição: O Leonardo é um monstro terrível; mas, de tão pequeno, felpudo e inofensivo que é, por mais que se esforce não consegue assustar ninguém. Até ao dia em que decide pregar um susto a alguém para provar a sua condição de monstro terrível e procura o menino mais assustadiço do mundo inteiro. Será Leonardo bem sucedido no seu projecto? Venham descobrir aqui, na Cabeçudos, e deliciem-se com esta divertida história sobre o valor da amizade.

Dinamizador: Carlos Moreira começou o seu percurso artístico em 1993 como actor no Grupo Teatral Independente, formando-se em teatro, improvisação, expressão e relaxamento, estética e história da arte. Vive em Portugal desde 2004, onde colabora com a Operação Nariz Vermelho e com a Fundação do Gil, como actor e contador de histórias. Para além da sua actividade regular como contador em escolas e bibliotecas, tem participado em festivais e encontros como o célebre Palavras Andarilhas, em Beja, e Palavras Mágicas, em Lagos.