Voluntariado torna o Parque das Nações mais limpo

No passado dia 26 de setembro realizou-se um evento, intitulado “Lisboa Mais Limpa”, no âmbito da iniciativa – Lisboa Capital Europeia doVoluntariado 2015. Esta ação foi promovida pela CML, através da Comissão Organizadora da Capital Europeia doVoluntariado 2015, e pelas Juntas de Freguesia da cidade de Lisboa. Tem como objetivo o envolvimento de toda a comunidade, na eliminação de tags (assinaturas), vulgarmente designados grafittis. Com esta intervenção de voluntariado, pretende-se fomentar o sentimento de pertença e de respeito pelos espaços comuns. Esta iniciativa, a que a Junta de Freguesia Parque das Nações aderiu de imediato, reuniu dezoito voluntários. Lamentavelmente, não pude estar presente devido a compromissos anteriormente assumidos, mas considero esta ação com um grande mérito! Os meus vizinhos, Isabel, Renato e os filhos, Vicente e Constança, estiveram presentes no grupo da zona sul, e serão eles a descrever a experiência deste evento:

 

“A manhã acabou num ápice e ficou a sensação de que muito ainda há por fazer. Já decidimos que na próxima ação “Lisboa Limpa” vamos incentivar os nossos amigos e vizinhos a participarem.”

“Foi com enorme entusiasmo que aceitámos o desafio que nos foi lançado de contribuirmos com algum do nosso tempo para melhorar o espaço onde vivemos. Ainda antes de aceitar, partilhei lá em casa a ideia de podermos passar a manhã de sábado a limpar alguns dos locais por onde passamos diariamente e que não gostamos de ver a deteriorar. A sugestão foi muito bem acolhida e, assim, no sábado, pelas 9 horas, lá estávamos à porta da Junta de Freguesia do Parque das Nações. Não éramos muitos, mas estávamos muito determinados. Vestimos a camisola (que era um pouco grande para o Vicente e ainda maior para a Constança), colocámos as luvas e iniciámos a ação no Parque Infantil junto à Marina do Parque das Nações. Este é um local que nos diz muito e onde o Vicente e a Constança sempre gostaram de brincar. Assim, foi com enorme carinho que demos o nosso melhor para devolver algumas das suas cores a um espaço mágico para tantos meninos. Seguiu-se a limpeza de uma paragem de autocarro, de vários bancos de jardim, da Girafa que está junto ao edifício da Sport TV, da Torre Galp e, por fim, do Gil que se encontra junto ao Pavilhão do Conhecimento. A manhã acabou num ápice e ficou a sensação de que muito ainda há por fazer. Já decidimos que, na próxima ação “Lisboa Limpa”, vamos incentivar os nossos amigos e vizinhos a participarem. Todos queremos que o ambiente que nos rodeia seja o melhor, mas também está nas nossas mãos contribuir ativamente para que tal aconteça!”

 

Ficha Técnica

Director: Miguel Ferro Meneses

Redacção: Ana Penim; André Ribeirinho; Carmo Miranda Machado; Conceição Xavier; Diogo Freire de Andrade; Miguel Soares; Paulo Andrade; João Bernardino; João Catalão; José Teles Baltazar; Pedro Gaspar; Rita de Carvalho; Sara Andrade; Sónia Ferreira

Fotografia: Miguel Ferro Meneses

Direcção Comercial: Bruno Oliveira (Directo - 966 556 342)

Revisora: Maria de Lurdes Meneses

Produção: Central Park

Impressão: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA

Tiragem: 13.500 Exemplares

Proprietário: Central Park Sede Social: Passeio do Levante - Lote 4 - Torre Sul 1990 -503 LISBOA

Nr. de Registo ICS: 123 919

Depósito Legal: nº. 190972/03

Email: geral@noticiasdoparque.com