Notas – AMCPN

1- Secretário de Estado da Saúde visita o local de construção do Centro de Saúde

O Secretário de Estado da Saúde visitou, no passado dia 12 de Outubro, o local de construção do Centro de Saúde do Parque das Nações. Nesta sua visita o Senhor Secretário de Estado fez-se acompanhar pelo Presidente da ARS, pelo Senhor Vereador Manuel Salgado, da Câmara Municipal de Lisboa, bem como pelo responsável do Gabinete de arquitectura responsável pelo projecto.
Efectuado um ponto de situação no próprio local, foi fixado, pelo Senhor Secretário de Estado, como prazo para início da obra, o próximo mês de Dezembro.
A AMCPN, que esteve presente, congratulou-se com esta evolução francamente positiva do processo do nosso Centro de Saúde há tantos anos aguardado.
O prazo de construção é de cerca de um ano, pelo que contamos que, a partir do início de 2012, esta importante unidade da área da saúde no Parque das Nações entre em funcionamento.

2 – Persursos Cicláveis

Continuam em construção os percursos cicláveis no Parque das Nações, evolução que se regista com agrado.
Resta-nos aguardar a sua conclusão e expressar, desde já, o nosso apelo para que sejam fruídos com respeito das regras de circulação.

3 – Pedonalização do Passeio dos Jacarandás

No decorrer das últimas semanas o Passeio dos Jacarandás foi submetido a uma intervenção que visou pedonalizar o troço que era abusivamente utilizado para circulação automóvel. Esta intervenção, que pretendeu pôr em prática o uso exclusivamente pedonal previsto no Plano de Urbanização, irá simultaneamente resolver a questão do estacionamento indevido e proporcionará aos peões o usufruto da totalidade da via com mais segurança e comodidade.
De resto, o Passeio dos Jacarandás vinha originando algumas reclamações e contactos de moradores, uma vez que a circulação automóvel e o estacionamento demasiado próximo dos edifícios impedia ou dificultava uma circulação pedonal em segurança.
Analisada a situação, entendeu a Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações, com a concordândia da AMCPN, que a solução para regularizar a situação passava pela pedonalização integral do Passeio dos Jacarandás, esperando-se que seja uma medida que contribua para a qualidade de vida dos moradores e utentes do Parque das Nações.

4 – Observação de Aves no Parque do Tejo

A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos, parceira em Portugal da BirdLife International – rede de associações de ambiente presentes em mais de 100 países, que se dedicam à conservação e ao estudo das aves selvagens e dos habitats onde estas ocorrem, e que possui cerca de 2,5 milhões de sócios em todo o mundo.

A sua acção destina-se ao Público em geral, que tenha gosto pela observação de aves no meio natural. Os participantes não precisam de ser especialistas nesta matéria, até porque a actividade é mais indicada para principiantes ou pessoas que nunca tenham observado aves.
Tem apenas que aparecer no local da actividade, que é gratuita, durante o período em que os monitores da SPEA estiverem no local.
Aconselhamos que permaneça, pelo menos, cerca de 30 minutos nesta actividade.
Onde obter informações sobre estas actividades e a SPEA?
Através do site da SPEA (www.spea.pt).
Nota: A próxima actividade vai decorrer no dia 12 de Dezembro, mas não será aberta ao público em geral, pois foi uma acção solicitada para um grupo de colaboradores da SIMTejo (Águas de Portugal).
Apelamos aos moradores do Parque das Nações, em especial aos amantes da vida animal, que participem nas próximas acções abertas ao público, cuja calendarização passaremos a divulgar.

A Direcção da AMCPN