Feira Rural

Primeira feira –  vídeo

Num projecto financiado pela Rede Rural Nacional, e com o objectivo de promover as boas práticas agrícolas e o desenvolvimento sustentável,  a CNJ- Confederação Nacional dos Jovens Agricultores – em parceria com a Câmara Municipal de Loures, vai retomar a realização da Feira Rural no Parque das Nações, no Passeio dos Heróis do Mar. A feira irá realizar-se com uma periodicidade mensal, de Março a Outubro, no 1º sábado de cada mês. A primeira feira será já no próximo dia 5 de Março. A feira rural irá trazer aos residentes do parque os produtos e sabores do concelho de Loures e suas redondezas, numa lógica de produção local para consumidores locais, facilitando o acesso a produtos frescos com menor consumo de energia e emissão de CO2.; para Luís Saldanha Miranda da CNJ, “irá promover também a conservação de variedades locais, contribuindo para a manutenção da biodiversidade. Na feira, para além dos produtos frescos, irão estar presentes os vinhos, os queijos e o artesanato, de modo a oferecer uma diversidade mais alargada de produtos representativos da região. “
A alface

A Alface foi, durante muito tempo, uma cultura com forte sazonalidade, estando o seu consumo mais associado às saladas, pelo que o seu período de maior produção era no Verão. No entanto, as alterações nos hábitos alimentares com o consumo de saladas ao longo do ano, o surgimento de variedades adaptadas às diferentes condições climáticas e o facto ser uma cultura com um ciclo cultural curto, fizeram com que a sua produção passasse a ser realizada, ao longo de todo o ano, especialmente em estufa, durante o Inverno.

Breve História
A Alface (Lactuca sativa L.) é uma hortaliça da família das Compostas, originária da Europa e da Ásia e é conhecida pelo homem há milénios, sendo referida em 1960, pela sua representação em túmulos egípcios, 4500 a.C.. Várias civilizações usaram a alface, havendo relatos de persas, gregos e romanos que tinham o hábito de consumi-la antes de dormir, depois de uma refeição abundante, para assim poderem conciliar melhor o sono.

A Alface em Portugal
Planta de clima temperado, cultiva-se praticamente em todas as regiões de Portugal , mas é na região do Oeste que se encontram as condições de excelência para o seu cultivo. Sendo uma das principais culturas hortícolas do nosso país, quer pelo elevado valor comercial, quer pela diversidade de variedades que possibilitam a sua produção nos mais variados climas, é na região do Ribatejo Oeste que existe a maior área de produção quer ao ar livre quer em estufa, com 55% da área cultivada em Portugal.

Aptidão da Alface
A par do tomate, a alface é dos legumes consumidos mais populares, tendo usos diversos para além dos alimentares. De facto, é usada na cosmética, desde o início dos anos 20 do século passado para pessoas com pele seca, e acredita-se que seja um bom indutor do sono para quem sofra de insónias!
Extremamente rica em diversas vitaminas (B1 e B2) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo), a alface é também uma boa fonte de fibra. Contém ainda bons níveis de carotenóides, o B-caroteno, e a Luteína/ Zeaxantina, em maior quantidade do que outros vegetais mais ricos em vitamina C, e de ácidos fenólicos. O B-caroteno, além de outras propriedades, actua como agente anticancerígeno através do seu efeito antioxidante. A dupla luteína/zeaxantina promove uma acção anti-inflamatória, contribuindo para a prevenção de alguns tipos de cancro. (Stop Câncer Portugal)