Alfa Romeo Guilietta

No ano do centenário da marca,  a Alfa Romeo decide investir forte num modelo que lhe pode trazer uma reeentrada num segmento extremamente disputado, onde concorrem modelos como o Astra e o Golf. Para isso, serviu-se do que de melhor sabe fazer e apresentou o Guilietta, um nome carismático na marca e que pretende captar o interesse dos “Alfistas”, mas também, de todo o público que não se revê numa concorrência mais tradicional.   Ao nível estético é difícil não dizer bem do Guilietta. Visto de qualquer ângulo, a beleza italiana está bem patente. Se na dianteira o modelo se aproxima do 8C, já a traseira “cai” sempre bem, principalmente à noite com a moldura que os faróis recriam. De  lado, a sua configuração semelhante a um coupé, as pegas das portas traseiras escondidas na porta, o friso metalizado que envolve os vidros, tudo bons motivos, mais que suficientes, numa análise estática ao exterior do modelo.
No interior, sobressai o desenho tradicional do tablier com alguns dos seus plásticos moles. Não falta, como sempre,  o sistema Alfa DNA («Dynamic», «Normal» e «All Weather») colocado na consola central e que permite alterar o comportamento dos modelos aos vários estilos de condução. De destacar a correcta colocação de todos os instrumentos, com especial ênfase para os de climatização, muito bem conseguidos. Deve ressalvar-se também a excelente qualidade sonora patente no modelo. O espaço, tanto à frente como atrás,  é similar  à concorrência, sendo que o acesso aos lugares traseiros é menos conseguido pelo formato da porta traseira, adaptada em muito para a configuração de coupé que o Guilietta pretende transmitir.

Mas é sobretudo em estrada que importa experimentar aquele que é um produto extremamente planeado, desde há muito, pela marca para se impor num segmento tão importante para a marca. E as expectativas não saem defraudadas, exibindo o Alfa um comportamento digno do nome, confortável quanto baste, eficaz e bastante previsível. Pelo tipo de pneu de baixo perfil que usava este modelo e com a suspensão mais desportiva, o conforto não era tão beneficiado, mas o comportamento manteve-se sempre em alta.
Os consumos tanto podem variar entre os 4.2 l/100km numa condução cumprindo os limites legais de auto-estrada, ou os 7.3 quando se pretende extrair do 1.6 diesel de 105 CV,  no modo Dynamic tudo o que ele tem para nos oferecer.
Em resumo, a Alfa está de parabéns com este modelo que tem tudo para competir com a “armada alemã”, num produto que cativa por quase tudo mas, sobretudo, pela sua beleza.

Preço versão ensaiada: 25.300€

Jorge Santos
[email protected]