Tartarugas

[vc_row type=”full_width_background” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][vc_column_text]

“Tartarugas marinhas. A viagem” é o tema da primeira exposição temporária do Oceanário de Lisboa que inaugurou dia 7 de Abril, no Edifício do Mar, numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente, Dulce Álvaro Pássaro e pelo presidente do Conselho de Administração da Parque Expo, Rolando Borges Martins. A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, Mega Ferreira entre outras individualidades.

A recém-inaugurada exposição convida os visitantes a conhecerem a história única de vida das tartarugas marinhas. Aliando as características destes répteis marinhos à conceção de uma experiência de viagem inédita para o público, a exposição inova com um aquário de design raro, original entre os equipamentos congéneres.

Durante a trajetória de natação das tartarugas marinhas, os visitantes podem usufruir de visões únicas, entrando em compartimentos debaixo de água ou passando por cima do aquário e também observando-as através de 45 pequenas janelas. “Estas perspetivas ímpares proporcionam encontros emocionais com as tartarugas marinhas, sensibilizando o público para a importância do apoio à conservação destas espécies, empreendidos em todo o mundo”, diz João Falcato, administrador do Oceanário de Lisboa.

Através de um enorme aquário em forma de loop, concebido tendo como pressuposto a máxima adequação às características morfológicas, anatómicas e fisiológicas das tartarugas marinhas, é retratada a história natural e a sua jornada através dos oceanos, passando por delicados ecossistemas marinhos como os recifes de coral, as pradarias marinhas, o mar dos Sargaços e as águas oceânicas.

Ainda, segundo João Falcato, o facto de estes animais estarem ameaçados e de serem protagonistas de uma história de sobrevivência, que poucos conhecem, determinou o envolvimento do Oceanário de Lisboa na sua conservação.

Sobre a espécie de tartaruga marinha EM EXPOSIÇÃO: Tartaruga-comum Caretta caretta (Linnaeus, 1758) Estatuto de conservação: Em perigo segundo a IUCN (Internacional Union for Conservation of Nature). A tartaruga-comum vive em todos os oceanos, desde latitudes temperadas até subtropicais. Esta espécie tem uma mandíbula grande e poderosa para esmagar as suas presas, alimentando-se de uma grande variedade de invertebrados, peixes, algas, plantas e até tartarugas recém-nascidas.[/vc_column_text][divider line_type=”No Line” custom_height=”50″][/vc_column][/vc_row]